domingo, 30 de abril de 2017

O Velho e o Gato

Autor: Nils Uddenderg
Edição: 2017/ março
Páginas: 224
ISBN: 9789722533331
Editora: Bertrand Editora

Sinopse:
O Velho e o Gato conta a história de como Nils Uddenberg, antigo professor universitário de Psiquiatria, se tornou dono de uma gata, embora nunca tenha querido ter qualquer espécie de animal doméstico. Certa manhã de inverno, o autor encontrou uma gata no jardim da sua casa. A partir desse momento, Kitty introduziu-se, suave mas firmemente, na sua vida, para nunca mais a abandonar. Sendo, um escritor premiado com formação em Psiquiatria, não podia deixar de investigar mais profundamente a vida interior do gato, assim como a natureza da relação entre um animal e um ser humano.

Com humor e um grande sentido de observação, Nils conta-nos como a sua vida mudou depois de Kitty ter ido viver para sua casa. Os sentimentos que ela desperta nele são uma surpresa para o autor, que não tarda a dar por si apaixonado pela encantadora gatinha tigrada.


A minha opinião:
Uma história banal, quase ridicula. Uma história de amor. 

Uma gata determinada, metódica e cautelosa venceu a resistência de um septuagenário professor e ofereceu calor e aconcheco que descontrai e inspira segurança. No âmago independente. Assim são os gatos. Animais domésticos por opção que caçam por prazer. 

Pequeno livro com imagens singelas e enternecedoras, uma narrativa suave e pessoal para um leitor que aprecie a companhia destes animais. Como eu, que desde que me lembro sempre tive a presença de um gato por perto. Um gato que se mantêm vigilante e descontraído enroscado ao meu lado, que parte quando se sente mais desperto e ativo. Um gato que regressa quando lhe apetece. 

Este livro é um pequeno mimo como o que os gatos me proporcionam. Um mimo antes de leituras mais pesadas ou exigentes e não tão agradáveis e aprazíveis. Um mimo que revela algumas curiosidades sobre felinos, umas que eu sabia e outras não, assim como grandes autores que escreveram sobre a natureza destes animais. Um livro de lazer. 

Sem comentários:

Enviar um comentário