Eu gosto de livros inesperados. E não porque quero ser diferente mas porque busco algo novo que exerça o seu fascínio.
A sinopse deste livro certamente afastou muita gente. A história de um fuínha macho, coxo, numa fábula moderna não é o que mais apetece ler. É simplesmente fa-bu-lo-so. Não é exagero e também não pretendo criar altas expectativas que prejudiquem a leitura, mas como não havia nenhumas, fui bem surpreendida. Um extraordinário primeiro livro de um jovem de vinte e um anos.
Se gosto de histórias curtas também aprecio as que se desenrolam rapidamente e esta é uma párabola com uma personagem corajosa e inteligente, que conhece as suas fragilidades e limitações e contraria o seu destino. Um animal e as suas estúpidas intenções. Um livro sobre a efémera existência.
Autor: Bernardo Zannoni
Páginas: 224
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722079402
Edição: outubro/2023
Edição: outubro/2023
Sinopse:
As Minhas Estúpidas Intenções é a história fascinante de Archy, um macho de fuinha nascido na miséria, mutilado ainda jovem por um acidente e vendido como escravo pela mãe a um raposo usurário chamado Solomon, que, considerando-o esperto, resolve ensiná-lo a ler a Bíblia em segredo. Este conhecimento faz de Archy um milagre da zoologia, mas também um ser estranho que acaba por não encaixar em lugar nenhum.À medida que a vida de Archy é transformada pela descoberta da escrita - e de uma entidade bastante ambígua chamada Deus -, ele começa paradoxalmente a ter saudades da sua velha existência guiada pelo instinto. Mas não pode desaprender o que aprendeu, nem conciliar as suas pulsões mais selvagens com dilemas éticos ou o seu desejo de transcendência com as suas necessidades animais. Escrever sobre a sua vida e passar a outros o conhecimento é a tentativa de Archy de vingar o destino a que a mãe, afinal, o quis condenar.
Vencedor de uma série de prémios no ano da sua publicação, este é um romance de estreia a todos os títulos excecional.
Sem comentários:
Enviar um comentário