A minha opinião:
Dificilmente uma mãe não é tocada por este livro ao ler a primeira por um sentimento partilhado de promessa.
E depois... É um livro que não se pousa. Ecoa em nós.
O pragmatismo de Laura à volta do tema da maternidade em que se debate com a história de Alina, a amiga, e a da vizinha. Capítulos curtos para muito realismo. (Vinte e muitos anos antes conheci uma mãe que viveu a mesma terrível experiência da Alina mas escolheu diferente e abreviou o drama, não sem apoio psicológico).
Não é a beleza da escrita que me cativou nesta história sobre três mulheres que, fizeram o que tinha de ser feito mas a proximidade com estas personagens que as torna reais e empáticas numa estreita intimidade e cumplicidade com a leitora.
"Penso que se chega a um ponto em que todas as mães percebem uma coisa: temos os filhos que temos, não os que imaginámos ou os que gostaríamos de ter tido, e é com eles que temos que lidar."
Autor: Guadalupe Nettel
Páginas: 232
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722081689
ISBN: 9789722081689
Edição: abril/2024
Sinopse:
Pouco depois de atingir os oito meses de gravidez, anunciam a Alina que a sua filha não irá sobreviver ao parto. Ela e o companheiro embarcam então num processo doloroso, e ao mesmo tempo surpreendente, de aceitação e luto. Esse último mês de gestação transforma-se para eles numa estranha oportunidade de conhecer aquela filha a quem tanto lhes custa renunciar.
Laura, a grande amiga de Alina, fala-nos do conflito deste casal enquanto reflete sobre o amor e a sua lógica por vezes incompreensível, mas também sobre as estratégias que os seres humanos inventam para superar a frustração. Simultaneamente, Laura vai-nos contando a história da sua vizinha Doris, mãe solteira de um menino encantador com problemas de comportamento.
Escrito com uma simplicidade apenas aparente, A Filha Única é um romance profundo e cheio de sabedoria que nos fala de maternidade, da sua negação ou aceitação, das dúvidas, incertezas e até dos sentimentos de culpa que a rodeiam, das alegrias e angústias que a acompanham. É também um romance sobre três mulheres - Laura, Alina, Doris - e os laços - de amizade e amor - que estabelecem entre elas.
Sem comentários:
Enviar um comentário