Um grande livro não é necessariamente um livro que demore a ler se a história prender com uma linguagem cuidada numa escrita fluída não apetece largar.
"Enquanto mulher da minha geração, era algo de novo, invulgar e suspeito. Saia dos cânones, tive de ser muito forte e criar as minhas próprias leis. Ninguém me ajudou, pelo contrário; na melhor das hipóteses consideravam-me esquisita, na pior, uma degenerada."
Uma sintese da natureza de Else, protagonista da história que a filha conta. Uma mulher exabundante.
Angelika tem um pai alemão e uma mãe germano-judia e viveu na Alemanha até aos doze anos. Após "a noite de cristal" instalaram-se na Bulgária. A vida destas pessoas foi condicionada pelos acontecimentos e pelas escolhas que fizeram e este é um livro extraordinário.
Autor: Angelika Schrobsdorff
Páginas: 568
Editora: Alfaguara Portugal
ISBN: 9789896655044
ISBN: 9789896655044
Edição: abril/2018
Sinopse:
Quando se pensa que já se leu tudo sobre a Segunda Guerra Mundial, chega um testemunho incrivelmente vívido de uma família que sobreviveu ao Holocausto.Esta é a história de uma vida maior que a vida, um retalho de História extraordinário.
Quem nos conta a história é Angelika Schrobsdorff, importante escritora de origem alemã.
Era filha de Else e demorou quinze anos a pôr no papel a história da mãe, sem sentimentalismos, mas com o amor e a admiração inevitáveis, criando um pedaço de grande literatura, um clássico do nosso tempo.
Sem comentários:
Enviar um comentário