Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2022

Doce Tóquio

A minha opinião:

Doce é como este enredo nos conforta assim que o iniciamos. Quase que o sentimos no palato. Tem intensidade. Tem vida. Um sabor doce, rico e aveludado, é o que imaginamos. Doce é a pasta de feijão artesanal usada para os dorayaki que Sentarô aprende a fazer com Tokue.  E a mudança surge com a passagem das estações, em que as cerejeiras são o marco. Suave e terno, apesar do amargo de boca de Tenshoen ou Doraharu.

As vidas das pessoas não são sempre iguais. Há momentos em que a sua cor muda completamente. Numa narrativa muito simples e linear é contada uma história com uma lição.

Autor: Durian Sukegawa
Páginas: 192
Editora: Edições Asa
ISBN: 9789892353562
Edição: 2022/ março 

Sinopse: 
Apenas as cerejeiras denunciam a passagem do tempo. Primeiro com os seus pequenos botões, depois com as delicadas pétalas que voam ao vento… Numa pequena pastelaria perdida nas ruas de Tóquio, os dias sucedem-se sempre iguais. É aí que Sentarô confeciona dorayaki, um doce tradicional japonês ao qual não dedica grande atenção. Sentarô parece, aliás, ter desistido da vida. Abandonou o sonho de ser escritor, bebe demasiado e não tem amigos.

Mas tudo está prestes a mudar.

No seu caminho surgem Tokue, uma senhora idosa que se entrega à preparação de dorayaki de alma e coração; e Wakana, uma menina solitária que se debate com os seus próprios fantasmas. Aos poucos, os improváveis companheiros descobrem que têm muito a oferecer uns aos outros. Mas Tokue esconde um passado turbulento que, inevitavelmente, vem ao de cima… com consequências devastadoras.

Doce Tóquio é uma história comovente sobre a fragilidade humana, o poder redentor da amizade e a beleza das coisas simples. Numa prosa límpida e bela, Durian Sukegawa fala sobre o nosso propósito na vida, exortando-nos a parar, a escutar e a observar, sempre. Um livro que encanta leitores de todas as idades, intemporal e pleno de sabedoria

Sem comentários:

Enviar um comentário