Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2020

Os Tempos do Ódio

A minha opinião:
Rosa Montero é uma das autoras cujos romances gosto de ler. Até então, nunca lera nenhum dos seus romances de fantasia. Não é o meu género. Contudo, tenho a aguardar para ser lido "O Peso do Coração".

O que pensei primeiro foi que lia um romance para jovens leitores, dada a simplicidade da trama com um cenário extravagante e personagens de fácil acesso e projeção. Bruna Husky é uma protagonista androide (rep) com característidas muito particulares que se admira e se teme. Com pupilas verticais como as dos répteis ou dos felinos, tem os dias contados: três anos, três meses e dezasseis dias, e menos tempo ainda para salvar o seu amado. 

E... como acontece com a boa literatura fiquei enredada naquela luta corrida contra o tempo, numa Madrid futurista fervilhando de ódio. Muitos dos problemas atuais que ignoramos ou evitamos, assim como a inteligência do homem mudaram o mundo, tal como o conhecemos, mas os sentimentos continuam a ser uma força imutável.
Uma aventura vertiginosa numa escrita ágil que inesperadamente me arrebatou. Corrupção e um final bestial, ao qual não faltou Rosa Montero.


Autor: Rosa Montero
Páginas: 312
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-03274-4
Edição: 2020/ fevereiro

Sinopse:
Independente, pouco sociável, intuitiva e poderosa, a detetive replicante Bruna Husky tem apenas um ponto vulnerável: o seu enorme coração. Dilacerada pelo súbito e inexplicável desaparecimento do homem que ama, o inspetor Paul Lizard, a replicante enceta uma investigação desesperada e em contrarrelógio que a conduz até uma colónia remota dos Novos Antigos, uma seita que nega a tecnologia, e às origens de uma trama sombria de luta pelo poder, que remonta ao século XVI. Enquanto isso, a situação no mundo é cada vez mais tumultuosa, a tensão popular aumenta e a guerra civil parece inevitável. Numa história que é, no essencial, um retrato preciso e deslumbrante dos tempos em que vivemos, Bruna terá de enfrentar o seu maior medo: a morte.

Os Tempos do Ódio é um romance intenso e emocionante, no qual estão presentes os grandes temas da escrita de Rosa Montero: a passagem do tempo, a paixão como forma de vencer a morte, o amor ao próximo como fator indispensável para uma vida plena, a luta contra os excessos do poder e o horror aos dogmas.

Sem comentários:

Enviar um comentário