Páginas

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

A Vida Brinca Comigo

A minha opinião:
Vera era pragmática, decidida e impaciente e, como dizia de si própria, "sem a menor paciência para malvados e estúpidos". Vera tinha uma história difícil, antes de entrar na vida de Rafael e Túvia, o que tinha afetado profundamente Nina, a sua bela filha. Guili é a neta, filha de Rafael e Nina, que desde cedo os abandonou. Uma história agridoce, onde há amor e tristeza, que a escrita apurada de David não permite ignorar sem marcar.

"Temos filme?" A convivência de Vera, Nina, Rafi e Guili, com o tanto que têm para resolver de culpa, remorso ou vergonha, num filme dramático em que a protagonista é a nonagenária, mas em que todos têm de desempenhar bem o seu papel intenso. Vidas que viviam no fio da navalha.

"Em geral... a vida prega-me muitas partidas." diz Vera.

Um romance implacável. Quase fisicamente doloroso, dada a tensão que trespassa nas palavras.
E o amor absoluto que os unia. Uma viagem ao princípio, em que as memórias e as escolhas entram na equação. Uma viagem ao passado de má memória com o cruel conflito dos Balcãs.

Autor: David Grossman
Páginas: 328
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722069854
Edição: 2020/ setembro

Sinopse: 
Por ocasião da festa dos noventa anos de Vera, Nina regressa a Israel: apanhou três aviões, que a trouxeram do Ártico até ao kibutz para se reencontrar com a euforia da mãe, a raiva da filha, Guili, e a veneração intacta de Rafi, o homem que, apesar de tudo, ainda perde todas as suas defesas quando a vê.

Desta vez, Nina não pretende fugir: ela quer que a mãe acabe por contar o que aconteceu na Jugoslávia durante a primeira parte da sua vida, quando, jovem judia croata, se apaixonou por Milosz, filho de camponeses sérvios sem terra. Nina quer saber mais sobre o seu pai, Milosz, preso sob a acusação de ser um espião estalinista. E porque é que Vera foi deportada para o campo de reeducação na ilha de Goli Otok, abandonando-a quando tinha apenas seis anos.

Para desvendar os mistérios do passado, Nina sugere um regresso ao lugar de horror que sugou Vera, marcando o destino de todas elas. A viagem de Vera, Nina, Guili e Rafi a Goli Otok acaba por se transformar num confronto dramático que quebra o silêncio, despertando sentimentos e emoções com a violência da tempestade que atinge as falésias da ilha. Uma viagem catártica, confiada à filmagem de uma câmara de vídeo, onde a memória e o esquecimento se fundem num único testemunho imperfeito.


Sem comentários:

Enviar um comentário