Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2022

A Colónia de Férias

 

A minha opinião: 

Um romance emocionante contado sobre a perspectiva de três irmãs líbias de 9, 7 e 5 anos que foram enviadas para uma Colónia de Férias em Itália, e ficaram presas do regime no início da Guerra. 

Conforme já tinha referido, os romances que se baseiam na Segunda Guerra Mundial e são muitos os que por aí grassam e alguns deles eventualmente muito bons não me tentam, com uma ou outra honrosa exceção. Ou seja, quando acrescentam algo ou apresentam a História numa outra perspetiva. Desconhecia a existência destas Colónias que deixaram cativas treze mil crianças. 

A narrativa mistura habilmente dados históricos com fição e focando aspectos da Guerra apenas nos curtos excertos de notícias da época no início de cada capítulo, é um romance muito bem escrito que não nos deixa indiferentes sobre sete anos das suas vidas. A extraordinária resiliência e ligação destas irmãs, que tudo fazem para se proteger e regressar fazem deste um grande romance. 

Autor: Manuela Piemonte
Páginas: 340
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-03566-0
Edição: 2022/  abril

Sinopse: 
Três irmãs reféns da guerra, unidas pelo desejo de regressarem a casa.
Sara, Angela e Margherita crescem numa família feliz na Líbia, então uma possessão italiana.
No início de 1940, por ordem de Mussolini, as três irmãs, juntamente com outras treze mil crianças da Líbia, são levadas a conhecer a Itália durante as férias de verão e embarcam cheias de expectativas. Mas com o início da guerra, as férias de três meses transformam-se num interminável cativeiro: as irmãs acabam num campo para jovens fascistas, obrigadas a crescer num mundo sem pais, onde reinam a disciplina de ferro e o terror, obedecendo aos ditames da propaganda de Mussolini.
Quando o desejo de regressar a casa se torna insuportável, as três irmãs só veem uma saída: fugirem juntas, pondo em risco a própria vida...
Um romance comovente sobre uma página desconhecida da história da Itália na Segunda Guerra Mundial

Sem comentários:

Enviar um comentário