Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2022

O sonho americano de Ivy Lin

A minha opinião: 

Ivy Lin é apresentada pela própria sem floreados ou rodeios e sentimos empatia por esta criança tortuosa , carente de afeto.

Contudo, não há regra sem exceção. Ivy começa por ser uma personagem fascinante na primeira parte mas na segunda e terceira quase se banaliza num clichê, quando dividida entre a familia entre a familia chinesa que mantêm as raízes ancestrais pressiona para cumprir os seus desejos, em contraponto com a sua ambição de uma vida faustosa como a que as familias de dinheiro antigo e tradição dispunham. Gideon era o seu passaporte.

A beleza das máscaras venezianas que podem esconder o glorioso ou o grotesco. É este o dilema do leitor que sente que segue uma farsa, sem simpatia pelas personagens mas na expectativa de que tudo seja revelado, como um puzzle que preenche peça a peça. Ivy Lin é a antagonista deste romance. A dificuldade maior é que não já protagonistas.

No fim, tudo se resume a dinheiro. E o sonho americano é... o que se vai descobrir mas não gostei particularmente da viagem amarga de Ivy Lin.

Autor: Susie Yang
Páginas: 376
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-03553-0
Edição: 2022/  maio

Sinopse: 
IVY LIN É UMA LADRA E UMA MENTIROSA, MAS NINGUÉM O DIRIA.
Criada nos arredores de Boston, Ivy aprende com a avó a tirar partido do seu ar inocente para realizar pequenos furtos em vendas de garagem e lojas de artigos usados. E, para além de bem-sucedida na arte de viver de expedientes, consegue atrair a atenção de Gideon Speyer, o menino de ouro de uma família privilegiada. Quando a mãe de Ivy descobre, manda-a de volta para a China, para fortalecer os seus valores ancestrais.
Anos depois, já de regresso a Boston, Ivy dá de caras com Sylvia Speyer, a irmã de Gideon, e sente que o destino lhe está a oferecer uma segunda oportunidade. Aos poucos, Ivy consegue insinuar-se na vida de Gideon e do seu clã, passando a ser presença assídua em jantares chiques e em viagens de fim de semana à sua casa de férias na costa. Mas, quando está prestes a alcançar tudo aquilo que sempre desejara, surge um fantasma do passado, que ameaça a vida perfeita que ela tão arduamente conquistou.
Repleto de reviravoltas surpreendentes e explorando de forma original as questões de cultura e de classe, O sonho americano de Ivy Lin dá-nos a conhecer o lado sombrio de uma mulher que procura o sucesso a qualquer custo.

Sem comentários:

Enviar um comentário