A minha opinião:
Não será um livro para toda a gente mas eu adorei estes curtos capítulos sobre personagens de Marzahn que visitam a pedicure. Uma manta de retalhos muito singela do quotidiano com personagens banais mas profundamente humanas em que, sem juízos de valor esta pedicure é uma constante solitária e compassiva. Um olhar diferente do que vemos, muitas vezes sem reflectir sobre o papel que estas personagens têm nas nossas vidas e é um mimo por isso. Algumas destas personagens com as suas pecularidades e manias são parecidas a outras que conhecemos e isso torna esta estória muito realista e próxima.
Uma pequena comunidade que viveu uma parte da sua longa vida na RDA e se adaptou. Os cuidados que não se podem dispensar, até as profissionais do salão, numa escrita eficiente. Os pés são valorizados. A natureza humana também.
Afinal, não demorei a ler. Prazerosa leitura que se faz breve.
Autor: Katja Oskamp
Páginas: 128
Editora: Relógio D'Água
ISBN: 9789897834226
Edição: fevereiro/2023
Edição: fevereiro/2023
Sinopse:
Uma mulher que se aproxima dos anos invisíveis da meia-idade abandona a carreira de escritora para se tornar pedicura em Marzahn, em tempos a maior área residencial pré-fabricada da Alemanha Oriental, nos arredores de Berlim. A partir daí observa atentamente os clientes e colegas, mergulhando nas suas histórias pessoais.Cada uma das histórias se destaca como uma vinheta, contada com humor e emoção, e juntas formam um retrato matizado de uma comunidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário