Páginas

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

1793

A minha opinião:
Mais um romance nórdico. Desta vez, um thriller histórico. Sombrio e sórdido, representativo do ano 1793, com protagonistas marcados pela guerra e pela doença e ainda assim carismáticos.

A letra miudinha dificulta a leitura. Os nomes são difíceis de fixar. O lado engro da trama também não facilita. Uma narrativa crua e cinematográfica que tanta fascina como perturba.

Um crime horrendo num cenário de terror ou não fosse a existência dos mais fracos e pobres sujeitas às piores barbáries.  Descobrir quem é a vitima e o responsável é o objetivo da policia e dos marcados Cecil Winge e Mikel Cardell, a dupla de protagonistas 

Na segunda e terceira parte dois novos infortunados protagonistas prendem a minha atenção e fico em suspense. Kristofer Bliss e Anna Stina.

Li impressionada a estreia de Niklas com uma escrita forte e segura, num cenário bem construído e com personagens que parecem sobrehumanas se não fossem tão profundamente desenvolvidas. Gostei muito.

Autor: Niklas Natt Och Dag
Páginas: 352
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9789896657925
Edição: 2019/ Julho

Sinopse:
No seu romance de estreia, 1793, Niklas Natt och Dag pinta um retrato convincente do final do século XVIII em Estocolmo. Através dos olhos dos diferentes narradores, o verniz em pó e a pintura da época são retirados para revelar a realidade assustadora, mas fascinante, escondida além dos factos secos dos textos de História.

Com um pé firmemente cravado na tradição literária e outro na literatura de suspense, Natt och Dag cria um género inteiramente novo de thriller histórico sugestivo e realista. Retrata a capacidade de se ser cruel em nome da sobrevivência ou da ganância — mas também a capacidade para o amor, a amizade e o desejo de um mundo melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário