Páginas

domingo, 26 de dezembro de 2021

Austerlitz

 

A minha opinião: 

Austerlitz é uma personagem central peculiar e enigmática que o narrador tenta decifrar, como quando este se dedica aos estudos arquitectónicos como um velho hábito em que se deslumbra com as coisas singulares que construímos. Os encontros esporádicos entre estes dois intervenientes dão origem a conversas bem localizadas no lugar e no tempo e nem este último é descurado como tema. Melancolia é o tom em que estas conversas se realizam até que Austerlitz revela que a sala de espera da velha estação de Liverpool Street, um dos edíficos que se dedicava a apreciar, libertou as memórias soterradas do verão de 1939 em que tinha quatro anos e meio.

Triste, muito triste... Um livro para disfrutar devagar.

Autor: W. G. Sebald
Páginas: 272
Editora: Quetzal Editores
ISBN: 9789897220517
Edição: 2012/ outubro 

Sinopse:
Austelitz é uma narrativa notável, tão curiosa quanto despretensiosa, que nos dá a conhecer Jacques Austerlitz, numa espécie de monólogo meditativo interior, ao longo de um passeio pelas costas de East Anglia.
Com este retrato comovente de um emigrante em busca das suas origens, Sebald descreve um universo peculiar, se bem que reconhecível, que resulta do encontro entre a história pessoal e as particularidades do passeio; tendo a grandeza de tocar questões fundamentais como o tempo, a memória e a experiência humana.

Sem comentários:

Enviar um comentário