Páginas

domingo, 26 de dezembro de 2021

Sinopse de Amor e Guerra

 

A minha opinião: 

Um pequeno romance que todo ele é sentimento, onde coexiste amor e ódio. Um amor profundo. Predestinado. Apartado por um muro. "...se me perguntarem o que é a vida depois da morte, ou a separação física, o que vai ao mesmo, respondo que é isso: a silhueta que deixamos nas paredes da alma de quem nos ama." (pag. 117)

A narrativa tem o cunho de Afonso Cruz em que se conjuga várias latitudes serenamente ponderadas num olhar que varia entre o fatalista e o terno sobre a natureza humana. E os livros, sempre os livros, que os tios de Theobald, donos de uma livraria, serviam numa bem intencionada pausa de sabedoria e ironia. "Instantes de eternidade, pequenos episódios de sentido que dão propósito e nos enquadram no mundo, não como seres insignificantes que amam. E isso muda tudo." (pag.140)

Sinopse de amor e guerra é o segundo na coleção Geografias: narrativas que partem de uma viagem ou de um lugar. Berlim é a cidade. Não estive atenta mas li Princípio de Karenina, o primeiro e, remonta à Cochichina.

Romances que nos fazem crescer e devem ser lidos por quem tem alma de leitor.

Autor: Afonso Cruz
Páginas: 192
Editora: Companhia das Letras
ISBN: 9789896658113
Edição: 2021/ dezembro 

Sinopse:
Theobald Thomas e Bluma Janek estão fadados a ficar juntos desde que vêm ao mundo. Os livros são o seu ponto de encontro. Mas a Berlim do pós-guerra, uma cidade enlutada e dividida, haverá de contrariar o que o destino parecia ter escrito.

Numa noite de Agosto, sem aviso, o chão de Berlim é rasgado pelos alicerces de um muro o mais famoso da História e a promessa do primeiro beijo fica adiada.

O novo romance de Afonso Cruz parte de uma trama real em que o amor e a guerra se entrelaçam para questionar certos limites, encontrando no fado individual de dois amantes o reflexo de algo universal: o que seríamos capazes de fazer por paixão, que barreiras ultrapassaríamos? Pode o amor saltar muros sem que alguém se magoe?

Sem comentários:

Enviar um comentário