Páginas

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Montanhas Douradas

 

A minha opinião: 

Supunha que o ano 2021 já estava encerrado no que concerne a grandes leituras e até tinha elaborado e divulgado o meu Top 7 mas não poderia estar mais equivocada porque Montanhas Douradas de C. Pam Zhang que tem deambulado comigo desde o verão foi uma revelação esmagadora.

O romance de estreia de uma americana nascida na China que conta uma história de vida na voz de uma criança de 12 anos. A busca de um lugar no mundo de uma familia e todas as narrativas que contavam entre si e como superavam o confronto com a realidade.

Alguns romances são inesquecíveis. Este é indiscutivelmente um deles.
Brutal!

Autor: C Pam Zhang
Páginas: 280
Editora: Bertrand
ISBN: 9789722541107
Edição: 2021/ junho 

Sinopse: 
Passado durante a corrida ao ouro na América, gótico e western em partes iguais (com um toque de fábula), Montanhas Douradas acompanha Lucy e Sam, que, com apenas doze e onze anos de idade, perderam os pais e partem numa viagem fantasmagórica - em direção a um futuro incerto, mas também em direção a um passado desconhecido -, tendo a paisagem californiana e a sua beleza impiedosa não apenas como pano de fundo, mas como personagem. Com uma prosa sucinta, porém cadenciada e rica, este é um romance íntimo e selvagem sobre a memória, o sentido de pertença e a busca de um lugar no mundo.

Uma inesquecível história que anuncia C Pam Zhang como uma das mais deslumbrantes novas vozes na literatura. Numa visão geral, o livro explora a questão racial num país em expansão e questiona o lugar a que pertencem os imigrantes. Mas, página a página, é nas memórias que ligam e separam famílias e na saudade do seu país e da sua casa que assenta este livro descrito pelo The New York Times como viciante e belo.

Sem comentários:

Enviar um comentário