Páginas

quinta-feira, 17 de março de 2022

Todos Os Nossos Ontens

A minha opinião:

Anna é uma jovem burguesa italiana de dezasseis anos que vive numa pequena cidade e conta o desenrolar da sua vida e da sua familia, bem como dos seus vizinhos da casa da frente num período antecendente à Segunda Guerra Mundial mas que se estende para além dela. O modo coloquial e confessional desta narrativa fluída é como se Anna entabulasse conversa com o leitor que impávido assiste ao drama daquele pequeno núcleo de personagens.

Surpreendente e encantador. Intemporal porque os pensamentos, as emoções e os seus sentimentos sucintamente bem descritos não tem prazo de validade e deixam marcas em todas as gerações. E no coração e na mente dos leitores. Natalia Ginzburg era demasiado talentosa para ser esquecida.

"Era livre quem fizesse dos seus pensamentos saúde e riqueza, não quem deles fizesse uma armadilha para nela cair sufocado." (pag. 166) 
Cenzo Rena dizia que sentir angústia era o menos que podia acontecer, porque talvez a terra se desmorononasse dentro em pouco com um estrondo enorme. Triste e atual.

Autor: Natalia Ginzburg
Páginas: 336
Editora: Cotovia
ISBN: 9789729013058
Edição: 20/ janeiro

Sinopse:
Todos os Nossos Ontens narra a existência de duas famílias pequeno-burguesas do Norte de Itália durante a ascensão e queda do fascismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário