Páginas

domingo, 11 de dezembro de 2022

Um Cão no Meio do Caminho

A minha opinião:

Se quando o abri e li o primeiro capítulo este livro era uma promessa, quando prossegui tornou-se uma certeza. Um romance honesto e visceral sobre duas personagens que vale a pena conhecer.

A escrita de Isabela Figueiredo é marcante e segura. Um daqueles romances que apetece ler em voz alta para apreciar a sonoridade das palavras e o sentido ecoar dentro de nós. A beleza do vulgar que não contemplamos.

Duas personagens que recolhem o que os outros deixam e que às tantas ficam ancorados próximo, quebrando deste modo a profunda solidão em que viviam. Duas personagens livres. Duas personagens com história. Duas personagens com vivências e memórias que nos são comuns. Duas personagens inesquecíveis. 

E é tão bom quando um romance nos envolve, emociona e nos marca por tantas razões. Como eu gosto de romances assim.

Autor: Isabela Figueiredo
Páginas: 296
Editora: Editorial Caminho
ISBN: 9789722131872
Edição: Novembro/2022

Sinopse: 
Este novo romance de Isabela Figueiredo, a que ela deu o sugestivo e justificado título de Um Cão no Meio do Caminho, conta-nos as histórias de um homem e de uma mulher que sofrem, cada um à sua maneira, um dos grandes males da vida moderna - a solidão.

Neles a solidão é a resposta aos violentos acidentes com que a vida os agrediu. As sociedades modernas vivem sobre a violência. Mas há quem a recuse, como é aqui o caso de José Viriato e da sua misteriosa vizinha, Beatriz, que todos conhecem como a Matadora. O acaso junta-os, como o leitor verificará com a leitura deste livro.

Que resultado obtemos quando se juntam duas solidões? É esta a questão que este novo romance da autora do aclamado A Gorda vem equacionar, deixando a resposta ao critério de cada leitor. Eventualmente um cão pode ajudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário