Páginas

domingo, 28 de janeiro de 2024

Niassa

 

A minha opinião:

Depois de ler  O Monte do Silêncio tinha que conhecer outros romances de Francisco Camacho e procurei o livro Niassa que, tanto quanto me disseram ainda era melhor. E neste romance viajamos para África, Moçambique, no início da guerra. E ao pós-guerra. Desconhecida Niassa. A mais extensa e menos povoada província. 

Com este romance reencontrei o mesmo carisma nas personagens imperfeitas e a mesma escrita sintética e visual. "No fim do mundo estava o princípio da minha vida."

Um narrador autocrítico e com um olhar acutilante e muito irónico (que adoro). Desencantado regresso às origens com Fred Roque. Uma história, da avassaladora História recente. Um romance que de tão realista deixa marcas. Um grande romance que certamente muitos desconhecem mas Francisco Camacho é um escritor incrivel. 

Autor: Francisco Camacho
Páginas: 250
Editora: Edições Asa
ISBN: 9789724149875
Edição: abril/2009

Sinopse:
Farto da vida que leva em Lisboa, um homem de trinta anos resolve partir para o Niassa, a região de Moçambique onde existe um dos maiores e mais enigmáticos lagos africanos, à procura do irmão que desapareceu em circunstâncias misteriosas e que ele mal conhece.

A investigação do paradeiro de Rafa leva-o a peregrinar pelos sonhos de grandeza dos tempos coloniais, pela brutalidade da guerra civil moçambicana e pela história trágica da sua família, numa viagem ao imprevisto que decorre entre paisagens deslumbrantes. Niassa é uma história crua de amor e traição, amizade e sobrevivência, que evoca o passado português em África pelo olhar descomplexado das novas gerações.

Sem comentários:

Enviar um comentário