Páginas

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Um Dia

Autor: David Nicholls
Edição: 2011, Agosto
Páginas: 456
ISBN: 9789722631792
Editora: Civilização

Sinopse:
Podemos viver toda uma vida sem nos apercebermos de que aquilo que procuramos está mesmo à nossa frente.
15 de Julho de 1988. Emma e Dexter conhecem-se na noite em que acabam a universidade. No dia seguinte, terão de seguir caminhos diferentes.
Onde estarão daqui a um ano? E no ano depois desse? E em todos os anos que se seguirão?
Vinte Anos, Duas Pessoas, Um Dia.

A minha opinião:
No início, não foi fácil envolver-me com esta estória porque a achava pouco consistente. Dexter e Emma, pareciam-me um tanto confusos e o seu relacionamento casual. Algo os atraía e algo os afastava. Expectativas e objectivos de vida diferentes, mas em que procuravam sempre o apoio e o "colo" um do outro nos momentos mais difíceis ou mais importantes.
Emma com seu espírito critico e sentido de humor acutilante e pertinente foi-me conquistando e persisti na leitura.

Depois, as suas histórias de vida evoluem e, enquanto ele se deslumbra num sucesso vazio e ilusório, ela vive uma relação insatisfatória e adia os seus sonhos. Por fim, o declínio dele e o início do sucesso profissional dela e... 15 anos de avanços e recuos numa cadência anual marcada pelo dia 15 de Julho. Perspectivamos duas vidas e podemos encontrar paralelo com muitas outras que conhecemos. Momentos de humor e momentos de angústia.

Não foi uma leitura fluida apesar de ritmada nos vários capítulos em que evidencia algum humor ou vivacidade nos diálogos, mas a narrativa é muito extensa e exaustiva. Esta é uma daquelas raras situações em que creio que o filme "ganha" ao livro, porque possivelmente sintetiza o que há de melhor nesta estória e no relacionamento de Dexter e Emma.  Vi o trailler e fiquei entusiasmada em vê-lo, principalmente pela atriz que faz o papel de Emma.

A estória é maravilhosa e tem significado para todos aqueles numa determinada faixa etária viveram os anos 80 como os seus anos loucos. E agora, que rumo tomaram? Que construíram nas suas vidas?

2 comentários:

  1. Não li mas vi o filme à semana passada. Pensava que o livro fosse melhor que o filme!!

    ResponderEliminar
  2. A percepção que tenho é de que o filme supera o livro, mas posso estar errada. Tenho que ver o filme para o confirmar.

    ResponderEliminar