Páginas

domingo, 15 de abril de 2012

Irmã

Autor: Rosamund Lupton
Edição: 2012, Janeiro
Páginas: 369
ISBN: 9789722633833
Editora: Civilização
 
Sinopse:
Quando Beatrice recebe um telefonema frenético a meio do almoço de domingo e lhe dizem que a sua irmã mais nova, Tess, desapareceu, apanha o primeiro avião de regresso a Londres. Mas quando conhece as circunstâncias que rodeiam o desaparecimento da irmã, apercebe-se, com surpresa, do pouco que sabe sobre a vida de Tess – e de que não está preparada para a terrível verdade que terá de enfrentar.
A Polícia, o noivo de Beatrice e até a própria mãe aceitam ter perdido Tess, mas Beatrice recusa-se a desistir e embarca numa perigosa viagem para descobrir a verdade, a qualquer custo.

A minha opinião:
Por insistência de uma amiga, que me emprestou o livro, saí do meu género literário preferido para uma leitura mais forte como é o policial/ thriller. E ela não poderia estar mais certa porque adorei este livro. É muito bom.

Não é fácil de ler porque na angustiante busca de Tess (a irmã) e depois ao procurar saber toda a verdade sobre o que lhe sucedeu, Beatrice vai contra todos os indícios, opiniões ou determinações, apoiada na sua convicção e nos seus instintos, relatando dia-a-dia tudo o pensa e sente como uma mensagem póstuma e em monólogo com a irmã.

Apesar de ser uma história ficional, a autora consegue uma credibilidade e veracidade tal no sofrimento e culpa de Beatrice, que perturba o leitor. Baseada na relação entre duas irmãs que apesar de afastadas geográficamente mantinham profundos laços emocionais e afectivos e alguma comunicação sobre o acontecia nas suas vidas.

Depois de o ler pausadamente, porque a escrita é bela e singela, mas a intensidade das emoções assim o obriga, vamos captando a essência de cada personagem através do testemunho de Beatrice. Beatrice que evolui ao longo de toda a narrativa porque a dor vai transfigurá-la e fazê-la sair da sua zona de segurança. Perspicaz e destemida confronta tudo e todos para obter respostas à sua certeza do que iria encontrar...

Brilhante narrativa que emociona e comove mas também arrepia. O final é surpreendente e também aqui o leitor será arrebatado.

Sobre a autora:
Rosamund Lupton ensina Literatura Inglesa na Universidade de Cambridge. Depois de vários empregos em Londres, incluindo copywriting e revisão para a Literary Review, venceu uma competição para jovens escritores e foi selecionada pela BBC para um curso de jovens escritores. Também foi convidada para o grupo de escritores do Royal Court Theatre. Escreveu guiões originais para televisão e cinema, antes de escrever o seu primeiro romance, Irmã, um bestseller no Reino Unido e nos EUA. O seu segundo romance, Afterwards, também já é um bestseller no Reino Unido. Rosamund vive em Londres, com o marido e os dois filhos.

1 comentário: