terça-feira, 18 de setembro de 2018

O Segredo da Minha Mãe

Autor: J. L. Witterick
Edição: 2018/ março
Páginas: 208
ISBN: 9789898869791
Tradutor: Marta Mendonça
Editora: TopSeller

Sinopse:
Contada de quatro perspetivas diferentes, esta é a história comovente de duas mulheres que serão recordadas pela sua tremenda coragem e humanidade.

Em 1939, as tropas de Hitler invadem a Polónia e põem em marcha uma perseguição desumana ao povo judeu. Todos sabem que proteger judeus num país ocupado pelos nazis é uma sentença de morte.

Mas Franciszka e a filha, Helena, movidas por um profundo sentimento de justiça e respeito pela vida humana, decidem arriscar tudo para abrigar duas famílias judaicas e um soldado alemão desertor na sua modesta casa em Sokal. Uma das famílias fica escondida numa cave improvisada por baixo da cozinha. A outra, num palheiro por cima da pocilga. O soldado fica num sótão exíguo.

Para que todos possam sobreviver, Franciszka e a filha terão de ser mais astutas do que os vizinhos e do que os temíveis comandantes alemães, que montam guarda em frente à casa. As duas mulheres estão dispostas a tudo para salvá-los, o que implica não só escondê-los e alimentá-los, mas também conseguir manter acesa dentro deles a chama da esperança.

A minha opinião:
Não pensei que pudesse gostar tanto deste livrinho comovente e inspirador. A Segunda Guerra Mundial é um tema de sofrimento que me incomoda muito e não procuro ler, mesmo tratando-se de ficção. Este maravilhoso livro foi inspirado numa história verídica de nobreza de espírito, inteligência e coragem. Pessoas extraordinárias que confirmam que o amor é a única coisa que se recebe em maior quantidade do que se dá.

O segredo da minha mãe com quatro singelos testemunhos ligados entre si lê-se como se fosse poesia, que deveria ser lida por qualquer um como leitura obrigatória. 

Sem mais a acrescentar porque a sinopse não ilude, sugiro que entrem na leitura como eu o fiz. Sem expectativas e relativa informação. Certamente que irão gostar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário