Páginas

segunda-feira, 18 de maio de 2020

As Velas Ardem Até ao Fim

A minha opinião:
Reli este livro com muito gosto. Não me canso de dizer que há muito que é um dos meus preferidos. Claro que sei que, apesar de este romance ser intemporal, não reúne consenso. Para muitos, é uma grande seca. Denso e com pouca ação, quase uma peça de teatro, com apenas três personagens. A quarta, que tem um papel de destaque é referida mas não representativa porque já tinha desaparecido de cena. Toda a história gira em torno de um encontro adiado há quarenta e um anos. Uma noite.
 
Dois homens, amigos inseparáveis na juventude, sobreviveram para um confronto final na vida que lhes resta. Konrád, o convidado, tinha alma de artista, enquanto Henrik, o general e anfitrião, era um homem de regras dada a sua educação e formação. Nini, a ama do general é a única testemunha viva do seu passado.

A amizade é uma das mais belas reflexões deste romance feita em monólogo. A vida.
Um pequeno grande livro.
 
 Autor: Sándor Márai
Páginas: 160
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722020626
Edição: 2001/ abril

Sinopse:
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

Um pequeno castelo de caça na Hungria, onde outrora se celebravam elegantes saraus e cujos salões decorados ao estilo francês se enchiam da música de Chopin, mudou radicalmente de aspecto. O esplendor de então já não existe, tudo anuncia o final de uma época. Dois homens, amigos inseparáveis na juventude, sentam-se a jantar depois de quarenta anos sem se verem. Um, passou muito tempo no Extremo Oriente, o outro, ao contrário, permaneceu na sua propriedade. Mas ambos viveram à espera deste momento, pois entre eles interpõe-se um segredo de uma força singular…

Sem comentários:

Enviar um comentário