Páginas

domingo, 27 de junho de 2021

A Bibliotecária de Saint-Malo

A minha opinião:

O feitiço de Saint-Malo esteve na génese deste romance. Uma história de amor, dor e doença, recém contada quando Mário Escobar queria mostrar o sofrimento das pessoas normais durante a ocupação alemã e sobretudo a perseguição terrível que significou para a cultura e para os livros em particular, com Jocelyn e Antoine Ferrec como protagonistas.

"Uma cidade é como uma mulher. Todos querem conquistá-la e ela resiste. Talvez ocupem as suas ruas, mas nunca a sua alma."

A bibliotecária tinha que salvar os livros que a cidade passara centenas de anos a recolher. A alma e a memória de Saint-Malo.

Um romance que começou muito bem mas rápidamente se perde. As discrepâncias que não tornam a trama muito verossímel e até superfícial e a ausência de empatia com as personagens que aos olhos do leitor não passa de ficção. Admito, foi uma desilusão. Ademais, esperava muito mais referências literárias. Enfim,... Não marca mas é um,a leitura fácil e escorreita que nos dá uma visão da época e de afetos inaceitáveis que poderiam surgir. 
Um romance em que falta alma e o coração do leitor.

Autor: Mario Escobar
Páginas: 320
Editora: HARPER COLLINS
ISBN: 9788491395089
Edição: 2021/ maio 

Sinopse: 
Jocelyn é a guardiã da Biblioteca de Saint-Malo, uma mulher órfã que se agarra à literatura e ao seu marido, Antoine. Mas ambos correm perigo:
A chegada das tropas alemãs à cidade, em especial a do comandante Adolf Bauman que, empenhado em roubar alguns dos incunábulos que a bibliotecária guarda tão zelosamente, quer acabar com a sua felicidade.

Destinados a ser inimigos e obrigados a viver num mundo em que a loucura prevalece, os protagonistas inesquecíveis deste lindo romance transformar-se-ão em heróis cujo amor será capaz de vencer a guerra.

Mario Escobar é um dos autores de romances históricos mais vendido em Espanha e publicou com grande sucesso na HarperCollins: A Canção de Embalar de Auschwitz e Os Meninos da Estrela Amarela.

Sem comentários:

Enviar um comentário