Páginas

terça-feira, 29 de junho de 2021

Grand Hotel Europa

 

A minha opinião:

Quando procuro um novo próximo livro a ler é nas primeiras páginas que o encontro. Entusiasmada segui para o decadente Grand Hotel Europa.

Despojado e realista é difícil esta narrativa não agarrar o leitor com a lucidez com que encara o que se passa no velho Continente.

A fim de pôr o seu passado em ordem, Ilja escolheu o Grand Hotel Europa pela expectativa de que pouco aconteceria que o pudesse distrair mas a história de Abdul provocou-lhe tal impressão que concluiu que todos os escritores da Europa deviam contar as histórias de todos os Abdul que conhecessem. Contudo, o compromisso era escrever sobre o turismo e o balanço feito é notável e digno de uma atenta leitura.

O sarcasmo abrilhanta a narrativa e deixa o leitor com um sorriso refastelado enquanto lê este romance rico e multifacetado. Um romance que nos leva a reflectir, como quando assistimos mudos a uma conversa inteligente de pessoas diferentes. Como um jogo para descobrir o último quadro de Caravaggio numa grande história de amor. Exigente, e talvez por isso, não seja um livro para qualquer leitor mas não deixa de ser um grande romance do alter ego do autor que com muita ironia nos leva num grande passeio pela vida.

Autor: Ilja Leonard Pfeijffer
Páginas: 568
Editora: Livros do Brasil
ISBN: 978-989-711-130-3
Edição: 2021/ maio 

Sinopse: 
Um escritor aloja-se no ilustre e decadente Grand Hotel Europa. Na bagagem traz os destroços da sua relação com Clio, com quem vivera não só uma esplendorosa história de amor em Veneza, mas também uma emocionante cruzada em busca da última pintura de Caravaggio. Ao mesmo tempo em que confia à memória e à escrita a cura para a sua desolação, deixa-se atrair pelo charme e pelos mistérios daquele hotel e das fascinantes personagens que o habitam. Grand Hotel Europa é um magistral romance de reflexão sobre o nosso continente, sobre o peso da história e da herança cultural que o tornam um magnífico museu a céu aberto irresistível para o turismo de massas, antecipando a partir deste retrato os desafios gigantescos que se anteveem para o futuro. Com esta história de múltiplas camadas, que se lê avidamente, Ilja Leonard Pfeijffer quis criar o grande romance europeu da atualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário