Páginas

sábado, 15 de janeiro de 2022

Aquitânia

A minha opinião: 

Definitivamente Eva G. Sáenz de Urturi é imperdível.
O Silência da Cidade Branca e Os ritos de água já me tinham convencido mas Aquitânia arrumou o assunto.

Leonor de Aquitânia é uma personagem fantástica e a sua história de vida (ou parte dela neste romance histórico) empolgante e vibrante ou não fosse esta mulher dona de uma extraordinária força fisica e mental para enfrentar tantos obstáculos e os superar e viver na Idade Média até aos 82 anos.

Baseado em factos reais mas que a narrativa literária separou em parte é um livro mutissímo bem conseguido no mistério e suspense que leva por revelar a morte do pai de leonor e de Luis VII. E não só porque vida de reis é "Só sei seguir"

Autor: Eva G. Sáenz de Urturi
Páginas: 392
Editora: Lua de Papel
ISBN: 9789892352435
Edição: 2021/ outubro 

Sinopse: 
Em 1137 o duque de Aquitânia - a região mais rica de França - aparece morto. O seu corpo tem um suspeito tom azulado, que indicia uma ancestral tortura normanda. A filha do duque, Leonor, acredita que o mandante é nada menos do que o próprio rei, Luis VI, que há muito cobiça o ducado. Aos 13 anos Leonor engendra a vingança. E para o fazer decide meter se na boca do lobo, casando com Luis VII, filho e herdeiro do homem que matou o seu pai. Mas também o rei de França é assassinado e em iguais circunstâncias. Os jovens recém-casados, de repente, ascendem ao trono.

Começa aqui a saga daquela que se tornaria a mulher mais poderosa da Europa na Idade Média, que morreria placidamente aos 82 anos, depois de ter sido rainha de França e Inglaterra. É uma história real, plena de intriga, sangue e sexo, a meio caminho entre O Nome da Rosa e A Guerra dos Tronos.

Num ritmo trepidante, acompanhamos as maquinações de uma jovem que acumulou e rejeitou maridos, e subiu ao poder graças a uma enorme astúcia e determinação - e com a ajuda dos gatos aquitanos, a sua implacável rede de espiões.

Romance histórico meticulosamente documentado, ganhou o Prémio Planeta, reafirmando assim o mérito literário de uma das escritoras mais populares em Espanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário