Páginas

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Destino

A minha opinião:

Uma história italiana. Uma história irresistível, para mim, que adoro este tipo de enredos. Uma personagem feminina estraordinária que recorda o justo que não é uma coisa feita à toa, pode-se quantificar. Mrs. Guilia Masca ainda recorda uma vida de miséria no Burgo de Dentro. E a traição do noivo e da amiga.

Um acaso. Um jornal que rodopiava por toda a parte, perto da sua casa. Destino.

Descrições belíssimas que me levam a ler e a reler, mesmo quando espelham estados de alma. Até quando se percebe que demasiada raiva faz avançar. Duas amigas e quase meio séculos distantes, com tanto para contar. Retrato de época que passa por duas guerras mundiais mas em diferentes continentes foram vividas. 
Familia são as pessoas de quem curamos. O que os seus não lhe podiam dar Giulia encontrava ali na familia Leone.

Poderosa narrativa que remonta a um grande romance como E tudo o vento levou. Magistral. Uma verdadeira preciosidade que não vou perder de vista.

Autor: Raffaella Romagnolo
Páginas: 400
Editora: Edições Asa
ISBN: 9789892352305
Edição: 2021/ outubro 

Sinopse: 
Em março de 1946, num carro com motorista, Giulia Masca regressa a Borgo de Dentro. Quarenta e seis anos antes, sozinha, grávida e sem dinheiro, despedira-se de Itália e da miséria para embarcar num vapor rumo a Nova Iorque. Foi o fim de uma época, a do frio entranhado nos ossos, dos confrontos com os patrões na fiação onde trabalhava desde criança, do azedume e das pragas da mãe. Perdida nas multidões de Manhattan, entre os arranha-céus e o bulício das ruas, Giulia começou uma nova vida.

A mulher que agora regressa tem um marido, um filho e um império de pequenos negócios. A América realizou o sonho prometido. Mas o passado continua a assombrá-la. O que será feito da sua mãe, Assunta? Da sua amiga Anita Leone e da sua tempestuosa família? O que terá acontecido a Pietro Ferro, o noivo que Giulia abandonou sem uma palavra de explicação, quase meio século antes?

Durante a sua ausência, as colinas em redor de Borgo de Dentro e os seus habitantes foram protagonistas de duas guerras mundiais, do advento do fascismo e da luta pela libertação. De batalhas, amores e esperanças. Giulia não terá outra escolha senão encarar esses lugares e rostos com um novo e mais profundo olhar, se quiser reconciliar-se com o passado e com a traição que determinou o seu destino.

Raffaella Romagnolo compõe um romance magistral, sobre uma mulher arrojada que nunca esqueceu as suas raízes, porque nem mesmo um oceano as pode diluir. Esta é a história dos que partem mas também dos que ficam. A história da Itália do século XX.

Sem comentários:

Enviar um comentário