Páginas

quinta-feira, 22 de junho de 2023

Viradas do Avesso

 

A minha opinião:
"Ouvi"falar deste livro mas não senti que fosse para mim, por muito que gosto de livros leves, ou melhor, que se saiba à priori que terminam bem. E protelei... mas um livro sobre uma amizade desde a infância entre vizinhas que no final da adolescência se separaram porque uma desapareceu suscitou a minha curiosidade. E apesar da escrita é uma história que prende e agrada por empatia com as três personagens e alguma proximidade em vivências que guardamos na memória. 

Um livro focado no comportamento e relacionamento humano. O peso da infância e o relevo da memória. As decisões que nos afastam dos afetos. Um romance que se acarinha pela evidente inspiração da Joana Kabuki numa história saída de sentimentos fraternos. Um livro conforto. 
A quebrar esse registo o drama e o mistério da Berta que se quer revelado e que a autora vai sabendo desenrolar sem enredar. 
Uma profunda amizade entre três mulheres.
Bonito mas não me emocionou ou tocou como esperava.

Autor: Joana Kabuki
Páginas: 272
Editora: Clube do Autor
ISBN: 9789897246777
Edição: maio/2023

Sinopse:
Fascinada pelo comportamento e pelas relações humanas, Joana Kabuki escreve sobre sentimentos universais e leva-nos a refletir sobre como, muitas vezes, vivemos aprisionados no tempo. Um romance sobre a relatividade das memórias, o peso do passado e a derradeira escolha sobre quem queremos ser quando a vida nos vira do avesso.

Berta, Alice e Carlota são inseparáveis. Jovens e inocentes, desconhecem que a força do passado não encontra limites. Na sequência de um trágico acontecimento, Berta desaparece. A brutalidade dos eventos muda irremediavelmente as suas vidas, condicionando as suas escolhas e os seus caminhos.

Vinte anos depois, Berta reaparece de forma tão enigmática como desaparecera. O reencontro das três mulheres origina o desfiar de memórias difusas e revela segredos e traumas há muito encarcerados. Ao invés de verem sarar as feridas, confrontam-se, uma vez mais, com novos e profundos golpes.

Qual o verdadeiro motivo que levou ao desaparecimento?
Passados tantos anos, serão capazes de desenlear o nó das suas vidas e reconciliar-se com o passado e consigo próprias?

Sem comentários:

Enviar um comentário