Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

As três vidas

A minha opinião:

Não muito convencida peguei neste romance para o Clube À descoberta de João tordo. O anterior, referente ao mês de agosto, não me tinha enchido as medidas (ao contrário da maioria das pessoas que o leu). Acho que tinha expectativas elevadissímas e por consguinte para este romance eram baixíssimas. Decidi confirmar e para minha grande surpresa, a fluidez da narrativa cativou-me de imediato. Uma história mirabolante porque viver com um fascista é muito mais perigoso e sedutor do que um comunista, porque sabem à partida daquilo que são capazes.

Um grande enigma. A trama desenvolve-se num ambiente de grande mistério que vicia. O cenário na Quinta do Tempo em Santiago do Cacém nos anos oitenta e a ação que remonta a anos anteriores com a espionagem em tempo de guerra, numa narrativa em torno de Millhouse Pascal e o anónimo testemunho de quem expiar os seus pecados. As três vidas numa coreografia de desastre iminente.

Negros sentimentos envolvem as personagens que abraçam a culpa e a solidão. O autor, nos seus romances apresenta personagens marcadas ou sofridas com frequência e este romance não foi exceção. Contudo, o que me enredou foi o humanismo e o desfecho das personagens. Valeu.

Autor: João Tordo
Páginas: 480
Editora: Casa das Letras
ISBN: 9789896656126
Edição: 2020/ março

Sinopse: 
História de amor, saga familiar, mistério policial, retrato de um mundo que ameaça resvalar da corda bamba, Três Vidas é um dos mais importantes romances de João Tordo, tendo-lhe valido o Prémio Literário José Saramago.
António Augusto Milhouse Pascal vive longe do mundo, num velho casarão alentejano, com os três netos pouco dados a regras e um jardineiro taciturno. O isolamento é quebrado pelas visitas de clientes abastados que procuram ajuda do velho patriarca, em tempos um importante espião e contra-espião, testemunha activa das grandes guerras do século XX. O nosso narrador - um lisboeta de origens modestas - entra na história quando Milhouse Pascal o contrata como arquivista dos segredos que envolvem os seus clientes. Não poderia adivinhar o rapaz, ao aceitar o trabalho, que este acabaria por consumir a sua própria vida. A partir do momento em que se apaixona por Camila, neta do patrão com sonhos de ser funambulista, que desaparece após uma viagem a Nova Iorque, o destino do narrador enreda-se irreversivelmente nos mistérios da família, partindo a sua existência em três.

Sem comentários:

Enviar um comentário