Páginas

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Um castelo em Ipanema

A minha opinião:

MA-RA-VI-LHO-SO!

Como um mergulho em uma praia deserta terminou na construção de um castelo em Ipanema… Uma experiência inolvidável de leitura desde as primeiras páginas. Leveza e ligeireza numa narrativa colorida como um quadro em movimento.

A história de Ipanema até à década de oitenta com amores irrealizados e tragédias pessoais numa linguagem cantada que merece ser lida em voz alta. Histórias de gente que viveu ali muito tempo e há tanto tempo. "Brigas, conciliações, choramingos, chamegos, petulâncias, elucubrações, modinhas, surpresas, desilusões, mentiras, gargalhadas, apostas, temores, desconfianças, tentações, sonhos e promessas, planos e devaneios." (pág. 159) Não há como negar que está escrito em português do Brasil e é tão bom que esmaga todos os preconceitos. Um romance encantador que não se consegue parar de ler.
Tantas mudanças em Ipanema, no Rio, no Brasil. E na família Jansson em três gerações que acompanharam o avanço do seu mundo.

Autor: Martha Batalha 
Páginas: 288
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-03381-9
Edição: 2020/ setembro

Sinopse: 
Rio de Janeiro, 1968.
Estela, recém-casada, mancha com lágrimas e rímel a fronha bordada do seu travesseiro. Uma semana antes ela estava na festa de passagem de ano que marcaria de modo irremediável o seu casamento. Estela sabia decorar uma casa, receber convidados e preparar banquetes, mas não estava preparada para o que aconteceu nesse dia.

Setenta anos antes, Johan Edward Jansson conhece Brigitta também durante uma festa de passagem de ano, em Estocolmo. Casam-se, mudam-se para o Rio de Janeiro e constroem um castelo num lugar ermo e distante do centro, chamado Ipanema.

Em Um castelo em Ipanema, Martha Batalha conta-nos como essas duas festas de Ano Novo definem a trajetória dos Jansson ao longo de 110 anos. É uma saga familiar imersa em história, construída com humor, ironia e sensibilidade. A riqueza e a complexidade dos múltiplos personagens criados pela autora permitem tratar de temas que se entrelaçam e definiram a sociedade brasileira nas últimas décadas, como o sonho da ascensão social, os ideais femininos e feministas, a revolução sexual, a reação ao golpe militar, a divisão de classes, a deterioração do país.

Um romance comovente sobre escolhas e arrependimentos, sobre a matéria granular da memória e as mudanças impercetíveis e irremediáveis do tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário