Páginas

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Terra Alta

A minha opinião:
Há algum tempo que não lia um romance policial tão fixe.

Terra Alta, fica na Catalunha. Não sabia. Sucintamente, o autor contextualiza onde se passa a ação numa escrita apurada e elegante, enquanto se trata da investigação de um triplo homicídio.

A história pessoal de Melchor prendeu-me obsessivamente até terminar de ler este livro. O romance "Os Miseráveis" mudou-lhe a vida. 

"... metade de um romance o põe quem o escreve e a outra metade, quem o lê."

Melchor é um grande leitor. E uma grande personagem, mas não a única. O Francês é uma personagem secundária que, pouco interveio, mas que me fascinou. O encontro com o romancista é das passagens que mais gozo me deram ler, numa história que não se limita ao crime. A desolação daquela terra, a pobreza do povo e o efeito da guerra não estão dissociados.

O crime é um enigma desafiante que Melchor não deixa encerrar e como tal, o final não podia deixar de ser empolgante e algo surpreendente. As questões que se impõem como a legitimidade da vingança e o valor da lei e da justiça perante duas verdades antagónicas foi bem resolvido. Muito, muito, muito bom.

Gostaria muito de continuar a segui-lo, mas não me parece muito provável. 

Autor: Javier Cercas
Páginas: 296
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-03348-2
Edição: 2020/ outubro

Sinopse: 
Um crime terrível abala a pacata comarca da Terra Alta: os donos da sua maior empresa, as Gráficas Adell, aparecem mortos, barbaramente assassinados. Quem toma conta do caso é Melchor Marín, jovem polícia e leitor voraz que chegou de Barcelona quatro anos antes. Sobre os ombros carrega um passado obscuro que o converteu numa lenda junto das forças policiais, mas que ele acredita ter enterrado sob uma vida feliz como marido da bibliotecária da povoação e pai de uma menina chamada Cosette, tal como a filha de Jean Valjean, o protagonista d'Os Miseráveis, o seu livro preferido.

Com uma narrativa intensa e repleta de personagens memoráveis, este romance é uma reflexão lúcida sobre o valor da lei, a possibilidade de se fazer justiça e a legitimidade da vingança. Mas, mais do que tudo, é a epopeia de um homem em busca do seu lugar no mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário