Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

O Pequeno Caderno das Grandes Verdades

A minha opinião:
Li rápidamente e não desiludiu. Superou largamente as minhas expectativas.
Uma leitura leve e tão prazerosa. Enriquecedora também.

Três perguntas num banal caderno de exercícios que tem como título "Projecto de Autenticidade": Até que ponto conhece as pessoas que moram perto de si? Até que ponto eles o conhecem? Sabe ao menos o nome dos seus vizinhos?

O autor, um velhote, que fora uma celebridade no mundo das artes respondeu a estas três perguntas e descreveu a sua triste vida e lançou o repto para quem encontrasse o caderno fosse autêntico. E o caderno foi circulando, umas vezes, deliberadamente mas outras acidentalmente e este é preâmbulo de uma história leve mas muito calorosa, com uma galeria de personnagens que acarinhamos. Um livro perfeito para esta fase que vivemos. Um livro que entretêm, emociona, diverte e ainda nos faz reflectir um pouco porque uma ou outra destas circunstâncias/"projectos" podem tocar no leitor. 

Ademais, este romance foi muito pessoal para a autora e nota-se. Como ela própria descobriu, dizer a verdade sobre a nossa vida pode produzir magia e mudar a vida de muitas outras pessoas para melhor.

Um romance maravilhoso.

Autor: Clare Pooley
Páginas: 372
Editora: Editorial Planeta
ISBN: 9789897774010
Edição: 2020/ julho

Sinopse: 
Seis desconhecidos que têm em comum algo de universal: as suas vidas nem sempre são o que eles fazem parecer. O que aconteceria se em vez disso dissessem a verdade?


Julian Jessop está cansado de esconder a profunda solidão que sente. Este septuagenário acredita que a maioria das pessoas não é verdadeira acerca da sua vida. E se fossem? Decide então iniciar O Projeto da Autenticidade: um pequeno caderno verde, onde escreve a verdade sobre a sua própria vida, e que deixa pousado em cima de uma mesa do simpático café do seu bairro...


Mónica, a proprietária do café, encontra-o e resolve acrescentar a sua história e deixar o caderno num bar de vinhos do outro lado da rua. Aos poucos quem encontra o caderno verde vai acrescentando as suas verdades mais profundas. Um gesto que vai alterar para sempre, as suas vidas.


O excêntrico Julian, Monica, Hazard, o alcoólico que promete ficar sóbrio, Riley, Alice, a mãe influencer, que tem uma vida um pouco menos fabulosa do que aparece online, e Lizzie. Seis desconhecidos que se unem através do pequeno caderno verde; seis vidas que descobrem o poder da amizade e do amor.


Pequeno Caderno das Grandes Verdades é um livro divertido, inspirador e comovente, que nos mostra que sermos honestos acerca da nossa vida não é assim tão assustador, pelo contrário, assemelha-se muito à verdadeira felicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário