Páginas

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Os Doentes do Doutor García

A minha opinião:
Intimida nas suas mais de setecentas páginas mas não devia. Quem ousar abrir este livro vai ter uma grata surpresa porque a dimensão da letra, a narrativa e as duas personagens antagónicas que se atraem e as duas que estabalecem uma profunda amizade e cumplicidade não permitem uma leitura demorada. Muito pelo contrário. Uma excelente história de uma autora que eu desconhecia. Aliás, pensava que era um autor (que idiota) e não iria ler se não fosse desafiada por amigas confinadas e viciadas em bons livros.

A escrita poderosa de Almudena Grandes e as personagens incríveis que recria para um período tenebroso, baseado em factos reais, resulta numa narrativa assombrosa. As personagens são tão realistas que a empatia por elas é completa e fazem do leitor uma testemunha absorta. O protagonista é uma espécie de herói dos anos quarenta. Um médico criado por um avô castiço e republicano, que honrou os seus princípios. Um homem que foi um espião, apoiado pelo seu melhor amigo, que salvou como médico clandestino. Um homem que cooperou com a organização Stauffer que auxiliava criminosos de guerra nazis a fugir com o apoio de Franco, do patriarcado e dos Perón. Um homem que mudou de identidade e até assassinou um homem mas nunca perdeu a integridade. 

Este romance é soberbo. Bom quanto o Pátria de Fernando Aramburu que, li há algum tempo e retrata outros acontecimentos históricos mas num outro prisma. A perspectiva do individuo para o lugar da História e gradualmente muda o prisma e o tempo e o lugar ganham impacto, sem mesmo perder o fôlego e a força. Uma grande narrativa que conclui com sucesso. Manolo, outra personagem fundamental fecha com chave de ouro. 

Que incrivel surpresa. Não era nada disto que eu esperava! Foi muito mais!
Nem sabem o bem que nos faz.

Autor: Almudena Grandes
Páginas: 752
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-03328-4
Edição: 2020/ novembro

Sinopse: 
Depois da vitória de Franco na Guerra Civil Espanhola, o Doutor Guillermo García Medina continua a viver em Madrid sob uma falsa identidade, a mesma que o salvou de ser fuzilado e que foi um presente de Manuel Arroyo Benítez, um diplomata republicano a quem salvara a vida uns anos antes. Julgando que nunca mais o veria, acaba por encontrar-se com Manuel em 1946, deixando-se recrutar para uma missão secreta e muito perigosa: a de se infiltrar na rede clandestina de evasão de criminosos de guerra fugidos do Terceiro Reich para a Argentina, dirigida por Clara Stauffer, uma poderosa mulher de nacionalidade alemã e espanhola, a partir do pacato bairro de Argüelles.
Ao mesmo tempo thriller e romance de espionagem, Os Doentes do Doutor García é uma emocionante história que parte de acontecimentos reais pouco conhecidos sobre a Segunda Guerra Mundial e o franquismo para construir personagens que representam e evocam um dos momentos históricos mais difíceis do século passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário