Páginas

sexta-feira, 26 de março de 2021

O Sítio do Lugar Nenhum

A minha opinião:

O Sítio do Lugar Nenhum é especial. A prosa de Norberto Morais parece cantada, de tão bem humorada e refinada. Ritmada. E as personagens... quadros que se movem num cenário que alimenta o imaginário colectivo e o leitor lê em suspense para desvendar os segredos que ocultam. E os artíficios, proque na aldeia de Vícios é o que não falta. A critica social subjacente é subtil e brilhante.
Prodigioso este romance.

Um estilo muito próprio de contar uma história de que não me canso. Aliás, duas, entrosadas uma na outra. Um lugar perdido no meio do nada e bastou um desvio mal medido e um tanto de sorte ou azar para surgir Vícios. As suas gentes são do melhor que há. 
"... O exagero é como o sal; não pode faltar por pouco que seja." E neste registo, único, segue imparável, até ficar sem fôlego por tentar acompanhar em voz alta palavras que parecem feitiço.

Gostei muito de Porto Negro mas Vícios não lhe fica atrás. O vício do sentimento que prende ao livro, donde apenas me desprendi quando não podia lá estar nem mais um minuto. Afinal, como diria o velho Alfonso: A vida não é mais do que sonhos e recordações. E é sobre a vida numa pequena aldeia escondida entre nada e coisa nenhuma que fiquei rendida a um romance prodigioso e, repito-me, com a certeza de que este livro merece ser lido e relido.

Autor: Norberto Morais
Páginas: 368
Editora: Relógio D'Água
ISBN: 9789897830891
Edição: 2020/ dezembro

Sinopse: 
Um homem pendurado pelos pés no centro da praça. Um jovem que trai a família no dia do casamento. Uma menina sem história que só conhece uma palavra. Um país em êxodo no rasto da fortuna. Um menino órfão como promessa de eternidade. Uma luta armada no coração da montanha. Um homem capaz de transformar vícios em ouro. Um amor destinado desde o princípio dos tempos. Uma velha que aguarda o noivo enforcado. Um grupo de viajantes que se perde para sempre. Um batoteiro que se regenera por apego a uma criança. Uma prostituta que ensina rapazes a amar. Um jornalista à procura da história perfeita. Um escravo cego que encanta ao piano. Uma carrinha azul e o seu enorme chofer. Um amor impossível entre dois homens. Um cigano que rouba uma menina da vida. Uma ilha de loucos no meio do oceano. Um velho que dá saltos mortais para espantar a morte. Um padre que vende a alma ao Diabo por uma noite de amor. Uma história esquecida no meio do nada... Um sítio perdido em lugar nenhum.

Sem comentários:

Enviar um comentário