Páginas

sexta-feira, 30 de julho de 2021

Tatiana

A minha opinião:

Tatiana é a jornalista incómoda na Rússia moderna e altamente corrupta de Putin que segundo as autoridades que perderam o corpo se suicidou. Arkady é o inspector-chefe cético e sarcástico que investiga o assassinato dela. E nesta teia vão cobrir duas cidades a centenas de quilómetros de distância para perceber o que é que um solitário intérprete sabia e registou numa linguagem pessoal num caderno que todos querem mas nenhum consegue ler. 

O mais difícil é memorizar nomes próprios com y, k e z, nest thriller irreverente e surpreendentemente divertido. Os diáogos e a obstinação de Arkady são viciantes. Poderia ser um livro de banda desenhada se não estivesse em prosa. E não é o primeiro ou o segundo mas o terceiro de Arkady Renko. Não sabia se ia gostar ou detestar este protagonista tão... num clima de... mas no final adorei e não consegui parar de o ler.

Autor: Martin Cruz Smith
Páginas: 288
Editora: Bertrand
ISBN: 9789722540889
Edição: 2021/ junho 

Sinopse: 
A intrépida jornalista de investigação Tatiana Petrovna salta para a morte da varanda de um sexto andar em Moscovo na mesma semana em que Grisha Grigorenko, um bilionário mafioso é baleado e enterrado com honras de figura pública. Ninguém associa os dois casos exceto Arkady Renko, que fica surpreendido com o que descobre nas gravações de Tatiana: crimes hediondos encobertos pelas versões oficiais. Todas as pistas o conduzem a Kaliningrado, "cidade secreta" da Guerra Fria, que, apesar de ficar a centenas de quilómetros do resto da Rússia, é o local onde se encontra estacionada a Frota do Báltico. Quanto mais Arkady investiga, mais se aproxima do passado de Tatiana, numa viagem surpreendente à Rússia da era Putin e à corrupção maciça que a mina.

Sem comentários:

Enviar um comentário