Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Beartown

A minha opinião:

Leio muito porque gosto. E escolho o que ler e frequentemente acerto. A maioria dos livros são bons, muito bons. Marcantes. Sei que daqui a uns tempos sou bem capaz de recordar a história e esses são para mim os romances de 5*. Os outros, deduzo uma e os que arrastei um pouco na leitura retiro ainda outra. Mas, de quando em quando leio um romance extraordinário, que me deixa arrebatada e subjugada a uma trama. Um romance sobre a natureza humana e a vida. 

Alguns autores não desiludem e de romance para romance conseguem aprimorar. Superar-se. E ler um romance de um hábil conhecedor de comportamento e do que o motiva numa pequena comunidade e que o consegue transmitir na sua magnitude é realmente extraordinário. Este parece ser um romance banal mas é bestial. Fala muito de hóquei mas é um desporto duro para homens fortes e mulheres de fibra. Poderia ser um outro desporto, como o futebol, que une as pessoas. Na verdade, é sobre perseverança, lealdade, amor aos filhos a proteger e caracter. Sobrevivência. 

Autor: Fredrik Backman
Páginas: 424
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-03432-8
Edição: 2021/ maio 

Sinopse: 
As pessoas dizem que Björnstad, a Cidade do Urso, está acabada. A pequena localidade aninhada nas profundezas da floresta tem vindo lentamente a perder terreno para as árvores, sempre invasoras. Mas junto ao lago existe um velho rinque, construído há gerações pelos trabalhadores que fundaram a cidade. E esse rinque é o motivo pelo qual as pessoas acreditam que o dia de amanhã será melhor do que o de hoje. A equipa de juniores de hóquei no gelo está prestes a competir nas meias-finais nacionais e tem realmente hipóteses de vencer. Todas as esperanças e sonhos deste lugar repousam agora sobre os ombros de uma mão-cheia de rapazes adolescentes.

Mas ser o responsável pelas ambições da povoação inteira é um fardo pesado, e o jogo das meias-finais torna-se o catalisador de um ato violento, que traumatizará uma rapariga e deixará Björnstad em pé de guerra. São feitas acusações que, como uma pedrada no charco, percorrem a cidade, afetando todos.

Beartown explora os grandes desejos que unem uma comunidade pequena, os segredos que a separam e a coragem necessária para um indivíduo lutar contra a corrente.

Sem comentários:

Enviar um comentário