Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

O Gato que Salvava Livros

A minha opinião: 

Normalmente quando leio vou rabiscando alguns dados sobre o livro. Impressões ou precisões sobre este que me permitem publicar brevemente uma opinião que, regra geral não é muito negativa. Afinal, sou eu que escolho os livros. Quando não me agarram paro e não divulgo. Se o termino, não é menos que mediano. Com O gato que salvava livros não foi possível e tive que concluir para opinar. O gato lembrava o célebre Cheshire de Alice no País das Maravilhas. Um gato falante, grande, tigrado, com pelagem alaranjada e olhos de um verde-jade que leva um jovem livreiro enlutado, acanhado e apagado por aventuras fantásticas para salvar livros. Uma deliciosa fantasia aconchegante e reconfortante sobre o poder dos livros.

Quando os amantes de livros falam de livros, os seus semblantes iluminam-se. Outros há que ler confere estatuto. A maioria procura algo fácil, barato e empolgante. E são quatro os labirintos para salvar os livros. E não só porque os livros e certas personagens também nos slavam. Um livro que parece um sonho.

Autor: Sosuke Natsukawa
Páginas: 160
Editora: Editorial Presença
ISBN: 9789722368995
Edição: 2022/ abril

Sinopse: 
Envolto numa aura de aconchego,
ternura e felicidade,
este é um romance que celebra os livros,
os gatos e as pessoas que os adoram.

Na periferia da cidade, há uma livraria alfarrabista. Lá dentro, as pilhas de livros são como arranha-céus a tocar o teto. Estamos na Livros Natsuki, fundada pelo avô de Rintaro, que ali cresceu, numa espécie de refúgio extraordinário em que a leitura comandava os dias e os mundos amparados pelas lombadas não tinham fim.

Depois da morte do avô, Rintaro está inconsolável e sozinho, e a vida da Livros Natsuki parece ter acabado. Mas é então que surge Tigre, um gato malhado… falante. Tigre pede ajuda a Rintaro: precisa que um verdadeiro amante de livros se junte a ele numa missão muito importante. Não há tempo a perder: é preciso salvar vários livros das mãos das pessoas que os trataram mal, os prenderam e os traíram. Juntos, partem em três viagens mágicas, e no final… Rintaro tem de enfrentar o derradeiro desafio sozinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário