Páginas

domingo, 18 de setembro de 2022

Os Abismos

 

A minha opinião: 

Um pequeno e rápido romance narrado na voz de uma criança que vive numa casa cheia de plantas que parecia uma selva. Apesar de ser rápido implica uma leitura atenta e até uma releitura porque o assombro de uma criança e o descaso do que testemunhou não são coisa pouca para o leitor. Mulheres que não se realizam em várias gerações. O casamento e a maternidade. A solidão, o vazio afetivo e o suicídio. Brilhante narrativa que assola o leitor e o desperta. Muitas pistas para reflectir, como a natureza luxuriante tão presente, os nomes próprios iguais entre mãe e filha e os abismos que impressionam e intimidam.

Não é o primeiro romance que leio de Pilar Quintana. O anterior foi A cadela. E não se esquecem.

"Os mortos do meu pai, comecei a pensar, viviam nos seus silêncios, como afogados mum mar tranquilo."

Autor: Pilar Quintana
Páginas: 200
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722075251
Edição: 2022/ setembro

Sinopse: 
Claudia tem nove anos e é filha única. A sua vida gira à volta da mãe homónima, já que o pai - com idade para ser seu avô - passa os dias no supermercado que gere com a irmã, casada às escondidas com um tipo muito mais novo. Quando, porém, uma centelha de aventura parece disparar entre este rapaz e a jovem mãe de Claudia, a crise familiar instala-se abruptamente e mergulha a Claudia adulta numa depressão profunda, durante a qual se mete na cama a ler revistas, comentando com a filha como as mortes de Grace Kelly e Natalie Wood não podem ter sido senão suicídios. E, quanto mais a pequena Claudia precisa de esperança, mais a mãe lhe cria temores que a empurram para o abismo, donde nem as bonecas regressam.

Tomando como cenário um mundo em que as mulheres não conseguem escapar a casamentos impostos e prisões domésticas, esta é a história inquietante de como uma criança assume as revelações da mãe e os silêncios do pai para construir o seu próprio mundo, sem saber que, apesar de continuarem todos juntos, a família já ruiu há uma eternidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário