Páginas

terça-feira, 14 de março de 2023

Confiança

 

A minha opinião:

Personagens e acontecimentos num caleidoscópio sobre a evolução do poder e das finanças do início do sec. XX na sociedade americana. Parece complexo mas não é e como a história se desenrola tão rapidamente com personagens brilhantes é um daqueles romances que não se consegue largar.

A linguagem apurada e expurgada de todo o acessório mantém a narrativa numa certa cadência que não permite que o interesse esmoreça. Isso foi o que agradavelmente me surpreendeu de início. Uau!
Talvez eu também tenha um certo fascínio por este tipo de enredos que remontam ás grandes séries de TV.
Mais à frente percebi a marosca do autor. Dobrar a realidade e alinhá-la. O final já o tinha antecipado mas não foi menos gratificante. Um romance que sacia e por isso gostei tanto.

Autor: Hernán Díaz
Páginas: 388
Editora: Livros do Brasil
ISBN: 978-989-711-188-4
Edição: fevereiro/2023

Sinopse:
Na Nova Iorque dos ruidosos e efervescentes anos de 1920, todos conhecem os nomes de Benjamin e Helen Rask. Ele, um magnata de Wall Street; ela, a filha de excêntricos aristocratas. Juntos ascenderam ao topo de um mundo de aparente riqueza infinita, mesmo quando os excessos da especulação fazem ruir tudo à sua volta. Mas a que custo se construiu esta fortuna? É este o mistério no centro de Obrigações, um romance lançado em 1937 e lido amplamente pela comunidade nova-iorquina. Contudo, sobre esta história de privilégio e engano existem outras versões. Confiança põe em confronto diferentes narrativas, e questiona, através da perspetiva de uma mulher, a divisão entre factos e ficção. Romance imersivo, brilhante puzzle literário, conduz o leitor por uma busca que se estende ao longo do século, lançando luz sobre a ilusão que por vezes está no centro das relações, sobre a força do capital capaz de distorcer a realidade e a facilidade com que o poder manipula a verdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário