Páginas

terça-feira, 14 de março de 2023

A Lista de Leitura

 

A minha opinião:

Uma lista de oito livros. Uma lista que alguém deixara para quem precisasse. E essa lista vai circulando e unindo pessoas. Os mesmos livros são tantas coisas para diferentes pessoas.

Duas personagens, uma jovem e outra idosa (que não liam) são os protagonistas que começam por se desentender. O cenário é uma pequena biblioteca em risco de fechar. E pouco mais há para acrescentar, exceto acompanhar estas personagens nas suas mudanças.

E era mesmo isto que procurava. Um romance conforto. Sereno e terno. Não é nada de especial mas tem a magia dos livros e personagens empáticas que me fizeram boa companhia. Não é um livro fofinho ou cómico porque o que está em causa são os grandes problemas da atualidade como a velhice e a loucura. E ... o que precisamos no mometo certo.

Autor: Sara Nisha Adams
Páginas: 400
Editora: TopSeller
ISBN: 9789896237165
Edição: novembro/2022

Sinopse:
Mukesh leva uma vida pacata num subúrbio de Londres e tenta manter as rotinas estabelecidas pela sua mulher, Naina, que faleceu recentemente. Vai às compras todas as quartas-feiras, frequenta o templo hindu e tenta convencer as três filhas de que é perfeitamente capaz de organizar a sua vida sozinho.


Aleisha é uma adolescente que trabalha na biblioteca local durante o verão e que, curiosamente, não gosta de ler. Até que encontra um papel amachucado dentro de um exemplar de Mataram a Cotovia com uma lista de livros dos quais nunca ouvira falar. Intrigada, e um pouco entediada com o seu trabalho, decide começar a ler os livros aí sugeridos.


Quando Mukesh vai à biblioteca para devolver um dos livros de Naina e pedir outras sugestões de leitura, numa tentativa de criar laços com a neta, Aleisha recomenda-lhe os títulos da lista. É assim que, livro a livro, vão descobrindo a magia da leitura e encontrando novos significados para as suas vidas. E é através destas leituras partilhadas que Aleisha e Mukesh encontram a força necessária para lidar com os desgostos e problemas do dia a dia e reencontram a alegria de viver.

Sem comentários:

Enviar um comentário