Páginas

quinta-feira, 16 de março de 2023

O Pescoço da Girafa



A minha opinião:

Gosto de visitar livrarias. Este livro chamou-me a atenção antes do natal com a referência Romance de Formação, o que me levou a uma breve pesquisa (admito que fiquei à toa). Corresponde ao crescimento e formação de um individuo desde a adolescência. Ex. David Copperfield de Dickens e À espera no centeio de Sallinger. 

O livro é um objecto belo e refinado. Um luxo. Belas imagens reforçam a narrativa em que a protagonista não é um jovem mas uma professora de biologia de meia idade que não tem peias no que pensa e sente. Crítica, sarcástica e objetiva, aplica a teoria da evolução das espécies de Darwin na aula e na vida. 
Uma reflexão que abala o leitor nas primeiras páginas. Um original retrato psicológico e social com Inge Lohmark. 

Romance de formação. Sem dúvida. O leitor não saí incólume.

Autor: Judith Schalansky
Páginas: 232
Editora: Elsinore
ISBN: 9789896237660
Edição: novembro/2023

Sinopse:
Da autora de Inventário de Algumas Perdas, O Pescoço da Girafa é um romance carregado de humor e ironia sobre uma sociedade em profunda transformação e que desafia o leitor a um novo olhar sobre o mundo, a mudança e uma certa noção de progresso.

Inge Lohmark, professora no Liceu Charles Darwin na Alemanha de Leste, dedicou toda a sua vida ao ensino da biologia: a sua paixão e obsessão. Para Inge, fiel devota da Teoria da Evolução, que ela aplica em qualquer circunstância, os alunos e colegas não são mais do que espécimes biológicos, cujo comportamento é previsível à luz desta ciência, e o sistema de educação um mero reflexo da lei da sobrevivência do mais apto.

No entanto, com a Reunificação, o próprio mundo de Inge está em vias de transformação: devido à fuga da população para o Ocidente, a escola vai encerrar por falta de novos alunos. Para piorar as coisas, Inge é incapaz de contrariar o despontar de um novo e inesperado sentimento por uma aluna, que perturba a ordem natural da sua existência. Forçada pelo meio ambiente a mudar ou a extinguir-se, a capacidade de adaptação de Inge será posta à prova, abalando profundamente todas as suas certezas.

Sem comentários:

Enviar um comentário