Páginas

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Amor Estragado

 

A minha opinião:

O primeiro parágrafo deste livro é impactante. E o Manel fica apresentado na bem desenvolvida trama. A perspectiva de um homem com um vício que constrange, intimida e mata. Um homem como outros que infelizmente fazem notícia e que Ana Bárbara Pedrosa convence numa escrita coloquial, simples e muito direta. Ultrajante personagem.
O Zé é a outra personagem. O que se foca nos seus problemas e desvia o olhar porque não se quer envolver. O típico que quase nega a violência doméstica que sabe que existe. Apática personagem. 

Perturbador romance que vícia, mesmo quando a tragédia abre a narrativa procuramos saber o contexto. E o desfecho naquela destroçada familia. Doloroso. Cruel. Avassalador. 

Admiro a capacidade da autora em escrever um romance com esta intensidade que certamente exigiu muito dela. Importa ler.

Autor: Ana Bárbara Pedrosa
Páginas: 208
Editora: Bertrand
ISBN: 9789722545310
Edição: maio/2023

Sinopse:
Dois irmãos contam a dissolução de uma família. Manel casou com Ema, e foi até que a morte os separasse como enfim os separou - pelas mãos dele. Habituado ao álcool e incapaz de lidar com as frustrações, não era a ele que mãe e irmãos deviam o amor sem reservas? Zé, casado, agora com três filhos, não vê no sangue uma desculpa para a vida do irmão. Pela mão da violência, que é pedra de toque, assistimos a uma família cujos laços se desfazem. E à vida transformada noutra coisa.

Com uma linguagem crua e destemida, que não raras vezes desarma o leitor, Amor Estragado é um romance sobre a família enquanto território a proteger, a traição da vida adulta face às certezas da infância, a inveja, o desgosto, a degradação que o vício impõe e o que custa perder um lugar de honra. E inevitavelmente sobre a culpa - do homem que mata e de quem não o impede.

Sem comentários:

Enviar um comentário