Páginas

sexta-feira, 12 de maio de 2023

Um Muro e Uma Cerca

 

A minha opinião:

Uma boa amiga e dona do livro sugeriu que o lesse porque corresponde ao que gostamos de ler. Um idoso solitário e uma criança negligenciada são vizinhos e alternadamente contam a sua estória numa escorreita narrativa muito fácil de ler. A contemporiedade não nos deixa indiferentes. Um grito de alerta em que a falta de apoio e afeto são destrutivos.

Elias. Não é um nome vulgar mas antigo. Era o nome do meu pai, o que não deixa de me comover. A ligação que o Santiago cria com o Elias também nos comove. O desamparo que os liga. Um romance para nos abrir os olhos para o muro e a cerca que nos separa dos outros mas que a eles os juntou. Os estranhos que também podem salvar vidas. Uma estória simples que é uma lição de vida. 

Autor: Elisabete Martins de Oliveira
Páginas: 264
Editora: Cultura Editora
ISBN: 9789898860774
Edição: abril/2023

Sinopse:
Pequenos gestos podem mudar o rumo de uma vida.
Elias vive sozinho numa casa demasiado grande, já sem os três filhos, que emigraram, e sem a mulher, que morreu. Quando uma família se muda para a moradia ao lado — entre as muitas que de repente chegaram à Margem Sul do Tejo, desafiando-lhe o sossego —, desenvolve antipatia e desconfiança para com os vizinhos.

Do outro lado, contudo, um rapaz negligenciado pelos pais e pela avidez da vida moderna vai-se aproximando, curioso, apesar das barreiras erguidas por Elias. Com Santiago a começar de forma turbulenta o quinto ano na escola nova, o menino procura consolo e atenção junto do vizinho.

A sintonia entre Elias e Santiago cresce, mas uma notícia perturbadora vem ameaçar-lhes a amizade e trazer ao de cima as vidas difíceis que levam, e os segredos que escondem um do outro.

Sem comentários:

Enviar um comentário