Páginas

sexta-feira, 12 de maio de 2023

A neta

 

A minha opinião:

Um bom começo que agarre o leitor é sempre o objetivo de um escritor. Bernhard Schlink não o desmereceu neste romance. Austero e lírico, não se detêm em contemplações. 

"Mergulhado no luto, que o fazia sentir falta de Birgit sempre e em todo o lado, como se sempre e em todo o lado ela tivesse estado à sua volta, ao seu lado, esquecera-se do quanto ela, no fundo, tinha estado ausente."

Birgit não sabia o que a ocultação podia fazer a longo prazo e o seu texto revela o que Kaspar nunca soube. E nesta viagem ao passado o leitor percebe o quão pouco sabia sobre a História da Alemanha. O modo de vida no Leste e a repercursão com a queda do muro. A adaptação e a integração em duas perspectivas. Um romance que se lê devagar, não porque não seja compulsivo mas porque se adia o fim.

Como a musica de Bach (referida) contêm tudo, o leve e o pesado, o belo e o triste e os consegue reconciliar. Posições politicas divergentes entre o Kaspar de 71 anos e Sigrun de 14. Cada um ouve de acordo com a sua sensibilidade e é bom perceber o que faz. Como a literatura. Extraordinária relação entre estas duas personagens. Não apenas aprendem um com o outro como muda o leitor.

Autor: Bernhard Schlink
Páginas: 320
Editora: Edições Asa
ISBN: 9789892357515
Edição: abril/2023

Sinopse:
Maio de 1964. Num encontro de jovens das duas Alemanhas, Kaspar e Birgit apaixonam-se. Vivem-se dias radiosos de primavera e naquele momento tudo parece possível. As barreiras que dividem Berlim, porém, são inultrapassáveis e Birgit tem de abandonar tudo e fugir para o Ocidente para viver a sua história de amor. O preço que paga pela fuga só será conhecido décadas depois, após a sua morte, quando Kaspar encontra os seus escritos autobiográficos.

Kaspar decide então procurar respostas para o enigma em que se transformou a mulher que pensava conhecer melhor do que ninguém. Essa busca vai levá-lo a uma comunidade rural de neonazis. Numa casa que ostenta o retrato de Rudolf Hess na parede, Kaspar depara-se com Svenja, a filha que Birgit deixou para trás. Ao lado dela está uma rapariga ruiva com cerca de quinze anos. A neta?

Neste seu novo romance, Bernhard Schlink, escritor-filósofo e nome maior da literatura alemã contemporânea, regressa aos temas fundamentais da sua obra: amor, obsessão, traição, ética e dilemas morais. A Neta explora os paradoxos do amor e o enigma do tempo, e oferece-nos mais um grande romance sobre a Alemanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário