Páginas

domingo, 30 de abril de 2023

Porco Assado

A minha opinião:

Hesito quando se trata de um romance de um autor asiático. Nem sempre os consigo compreender por alguma estranheza e distanciamento. Contudo, de quando em quando sou agradavelmente envolvida por uma estória bela, suave e tranquila que fluí bem.

Porco Assado é um título curioso. A capa é linda e a sinopse intrigante e misteriosa. Não desilude. Um certo equilibrio entre uma estória simples e a misteriosa cultura chinesa. Uma jovem viúva que pouco obtém de herança, abandonada pela familia dele, procura dar rumo à sua vida, enquanto tenta desvendar o desenho que o marido deixou de um homem peixe. E surpresa das surpresas, a empatia com as personagens foi imediata. Jia jia é a narradora/ protagonista que se acarinha enquanto enfrenta as vicissitudes. Orgulhosa e solitária revela o mundo das águas. Introspectivo.

Autor: An Yu
Páginas: 216
Editora: Quetzal Editores
ISBN: 9789897229237
Edição: abril/2023

Sinopse:
Numa manhã de outono em Pequim, Jia Jia toma o pequeno-almoço com o marido, que prepara as malas para uma viagem. Porém, minutos depois encontra-o morto na banheira; ao lado, o desenho a lápis de uma estranha figura aquosa, uma imagem tão perturbadora que Jia Jia nunca mais vai esquecer e que a obriga a procurar uma explicação para ambas as coisas: a morte do marido e natureza daquele desenho. Então, livre do casamento (que a oprimia), Jia Jia inicia uma jornada que a leva às alturas do Tibete ou a lugares fantásticos e imaginários que ela não sabia que existiam.

Mostrando a complexidade da vida de Pequim e evocando a atmosfera cinematográfica da China urbana de classe média, Porco Assado explora a estranheza íntima da dor, os mistérios dos mundos invisíveis e a autodescoberta cheia de energia de uma mulher jovem e independente em busca de respostas e novidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário