Páginas

quinta-feira, 27 de abril de 2023

A Mais Preciosa Mercadoria

 

A minha opinião:


Gosto de contos.
Rápidos de ler e resumidos ao essencial. 
Sou impaciente.
A "preciosa mercadoria" continuava a aguardar vez porque o tema Holocausto perturba. Não consigo refugiar-me na premissa de ficção. Uma leitura conjunta em discussão levou a que relutante o iniciasse e Era uma vez... Uma bela história de amor. 
Muito bom.

Autor: Jean-Claude Grumberg
Páginas: 120
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722069465
Edição: março/2020

Sinopse:
Era uma vez um casal de lenhadores muito pobres que vivia numa floresta, por onde passava um comboio de mercadorias. Como estavam em guerra e era inverno, não tinham quase nada para comer. Por isso, a lenhadora sonhava que um dia alguém lhe atiraria uma coisa boa e deliciosa do comboio. Os lenhadores não tinham filhos, o que para ele era um alívio mas, para ela, um grande desgosto.


Era uma vez um casal de judeus que viajava num comboio com dois bebés praticamente recém-nascidos. O pai sabia que não iam para um lugar nada bonito e, ao atravessar a floresta, teve uma ideia bastante insensata…


Vendido em mais de dez países, finalista de uma série de prémios literários, escolhido pelo realizador Michel Hazanavicius para ser em breve um filme de animação, A Mais Preciosa Mercadoria é uma fábula sobre Auschwitz que se inspira num episódio real e não cessa de perturbar e comover leitores em todo o mundo, sobretudo por ter essa rara qualidade de poder ser lida por pessoas de todas as idades. Em França, onde foi originalmente publicado, já se imprimiram mais de 90 000 exemplares.

Sem comentários:

Enviar um comentário