Páginas

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Os Níveis da Vida

Autor: Julian Barnes
Edição: 2013, novembro
Páginas: 112
ISBN: 9789897221323
Editora: Quetzal

Sinopse:
Juntam-se duas coisas que nunca antes haviam sido juntas. E o mundo transforma-se…O novo livro de Julian Barnes é sobre balonismo, fotografia, amor e sofrimento; sobre juntar duas coisas, duas pessoas, e sobre separá-las. Um dos jurados que atribuiu a Barnes, em 2011, o Prémio Man Booker descreveu-o como «um incomparável mago do coração». Este livro confirma essa tese.

A minha opinião:
"Todas as histórias de amor são potenciais histórias de dor. Se não para um, para o outro. Às vezes, para ambos."

Julian Barnes numa escrita muito pessoal. 
Notável como consegue transportar para o papel todas as graduações emocionais sentidas com a morte da sua mulher com quem viveu trinta anos de um amor conjugal. 
É impossível ficar indiferente a sentimentos, emoções e pensamentos tão distintamente compreendidos na dor do luto e expressos por palavras sábias sobre a relação com os outros e consigo próprio.  Qualquer pessoa que tenha passado por tal sentiu dor, raiva, tristeza, medo, angústia e solidão mas Julian teve lucidez e talento para libertar todo esse intenso sentir através de um sucinto capítulo que definiu como A Perda de Profundidade. 

O primeiro de três capítulos - O Pecado da Altitude - causa estranheza porque é sobre balonismo e a leitura prossegue desprendida até ao segundo capítulo - Ao Nível, em que uma história de amor sem final feliz se revela. No último capítulo, chegarmos ao âmago desta leitura e percebemos onde o autor nos quis fazer chegar. 

Curta mas emocionante leitura. Um livro que nos marca. Sobriedade e Autenticidade. Uma experiência de leitura inolvidável. O que se busca no prazer de ler. 

Belíssimo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário