Páginas

quinta-feira, 25 de abril de 2019

O Fim da Solidão

A minha opinião:
Não é segredo. Este romance que Benedict Wells teve que escrever em sete anos tem muito de autobiográfico. 

Extraordinário romance em que uma infância difícil  é como um inimigo invisível que nunca se sabe quando os pode atingir.

Jules é o narrador e o mais novo de três irmãos, órfãos, quando os pais morreram num acidente de viação. O amor que os unia prevaleceu, apesar do distanciamento em que cada um reagiu à sua maneira enquanto estiveram num internato. Solitário e taciturno Jules tinha uma amiga especial, também ela despedaçada - Alva. Juntos e também separados vão construir um futuro.

Um romance terno que me tocou do princípio ao fim e foi impossível parar de ler. Vários fragmentos desta história não devo conseguir esquecer. E não são muitos os que isso acontece. 

Benedict Well limitou-se a escrever sobre a vida como ela é, sem exageros ou lamentos e  apenas delineou personagens com profundidade, que me deixaram a suspirar por mais. Alva e Jules são inesquecíveis. 

Seguramente um dos melhores romances que já li. Este livro é bonito por fora e por dentro.


Autor: Benedict Wells
Edição: 2019/ março
Páginas: 312
ISBN: 9789892344393
Editora: Edições Asa

Sinopse:
Jules Moreau tem onze anos quando os pais morrem num acidente de carro. Nessa noite, a sua infância termina. Segue-se a ida para um colégio interno, juntamente com os dois irmãos mais velhos. Pouco a pouco, os laços que os unem quebram-se. Jules isola-se, alimentando-se das suas memórias; Marty refugia-se ferozmente nos estudos; e Liz procura todas as formas de evasão possíveis para preencher o vazio.

O único consolo do protagonista advém dos momentos que passa na companhia de uma menina ruiva chamada Alva. As duas crianças lêem, ouvem música, partilham o silêncio das tardes no colégio. E nunca falam sobre si mesmas.

Quinze anos mais tarde, os irmãos afastaram-se irremediavelmente uns dos outros. Jules, que continua a reviver o passado interrompido, apenas encontra alento no sonho de se tornar escritor e na ânsia de reencontrar Alva. E quando, por uma vez, tudo parece subitamente possível, uma força invisível - talvez o destino - volta a intervir.

O fim da história de Jules está ainda por acontecer..

Sem comentários:

Enviar um comentário