Páginas

domingo, 27 de setembro de 2020

A Dádiva da Costureira de Paris

A minha opinião:
Uma fotografia antiga. Um fragmento da familia por parte da mãe. Uma ténue ligação para o pouco que sobrara, ajudou Harriet a moldar os seus sonhos para o mundo da moda. Três jovens elegantes numa esquina em Paris há mais de quarenta anos pareciam chamá-la para ir ao encontro do passado. Fios de vida que se entrelaçam inexplicávelmente. 

A história recua até 1940 com Claire e a par vai contando também a história de Harriet em 2017. O domínio dos alemães e o estigma dos ataques terrorristas. Fascinante. Duas mulheres com mais em comum do que os laços de sangue como avó e neta.

Gosto muito da escrita despretensiosa e concisa da autora, bem como dos enredos de época que enlevam e ensinam. Sem moralismo retratam pessoas comuns com todas as suas dificuldades e sonhos. Neste romance, a determinação obstinada e a coragem de três mulheres , heroínas da vida quotidiana em tempo de guerra. O paradoxo do amor em tempos extraordinários numa história emocionante. Mais um romance de Fiona Valpy que ganhei em não perder.

Autor: Fiona Valpy
Páginas: 320
Editora: TopSeller
ISBN: 9789895641192
Edição: 2020/ setembro

Sinopse: 
Uma inesquecível história de amizade e coragem que atravessa gerações e une o destino de três mulheres audazes.

Harriet chega a Paris com pouco mais do que os seus sonhos e uma fotografia antiga. O destino leva-a à Rue Cardinale, ao mesmo prédio onde a sua avó Claire vivera e trabalhara décadas antes. Ansiosa por saber mais sobre o seu passado, Harriet procura pistas sobre a vida da avó, mas o que descobre é uma história muito mais negra e dolorosa do que alguma vez imaginara.

Em 1940, três costureiras tentam sobreviver numa Paris ocupada pelos nazis, uma cidade onde tudo parece faltar. Enquanto Claire se envolve com um oficial do Exército Alemão, Mireille ajuda a Resistência, participando em missões cada vez mais arriscadas, e a enigmática Vivienne desempenha um papel que não pode revelar às suas companheiras.

À medida que se enredam mais profundamente em atividades clandestinas, o cerco aperta-se em torno destas três mulheres, e os segredos que guardam ameaçam não só a amizade que as une como também as suas vidas. As escolhas difíceis que são obrigadas a fazer acabarão por determinar o seu futuro e o das gerações vindouras.

Sem comentários:

Enviar um comentário