Páginas

domingo, 20 de setembro de 2020

As Provadoras de Hitler

A minha opinião:
Não costumo ler romances sobre o Holocuasto, mas recentemente li dois muito bons, que curiosamente referem o olhar magnético de Hitler e que gostava de ser conhecido como O lobo.

O sofirmento não é uma leitura agradável, mas não é disso que se trata. É uma história de mulheres. A força e resiliência de quem ficou, intimidadas como Provadoras da comida de Hitler que temia ser envenenado. É verídico. Rosa é a narradora. Uma mulher calada, que cria laços com as outras mulheres que não conhecera antes. A intimidade destas mulheres, distintas, resulta numa excelente história, exatamente o tipo de história que eu mais gosto de ler. Mulheres que ninguém fora dali sabia que existiam. Mulheres cativas do poder do lobo sem nunca o verem.

Em segredo, o tenente das SS e a Provadora ultrapassam os limites e o horror a que estavam sujeitos.
Os segredos e a culpa marcaram a vida desta mulher neste romance de profundos sentimentos. Muito bom. Uma Rosa inesquecível.

Autor: Rosella Postorino
Páginas: 336
Editora: Dom Quixote
ISBN: 9789722067942
Edição: 2020/ Fevereiro

Sinopse: 
Prússia Oriental, outono de 1943. Hitler esconde-se na Wolfsschanze - a Toca do Lobo -, o seu quartel-general oculto na floresta. As perspetivas de vencer a guerra começam a esboroar-se e os seus inimigos aproximam-se cada vez mais.
Dez mulheres são escolhidas.
Dez mulheres para provar a comida de Hitler e protegê-lo de ser envenenado.

Rosa Sauer, de 26 anos, perdeu tudo para esta guerra. Os pais morreram e o marido luta na frente russa. Sozinha e sem dinheiro, Rosa toma a fatídica decisão de deixar Berlim devastada pelos bombardeamentos para morar com os sogros no campo, em busca de refúgio. Mas uma manhã, as SS vêm dizer-lhe que foi recrutada para ser uma das provadoras de Hitler: três vezes por dia, ela e nove outras mulheres são levadas para as proximidades da Wolfsschanze, para provar as refeições do Führer. Forçadas a comer o que pode matá-las, na atmosfera turva destes banquetes perversos, as provadoras e os militares das SS traçam alianças insólitas - mas o que é insólito quando se vive no limite? E quando, na primavera de 1944, chega ao quartel o tenente Ziegler, instaurando um clima de terror, um inesperado vínculo nasce entre ele e Rosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário