Páginas

domingo, 23 de agosto de 2020

A Filha do Comunista

A minha opinião:
Katia Ziegler é a protagonista desta história em família na Alemanha de Leste, antes mesmo de ter sido construído o muro. A família emigrou de Espanha para fugir à guerra.
 
Frases breves em capítulos curtos, assinalados com o local e o ano, num crescendo para contar episódios que refletem as circunstâncias duras, sem comiseração ou juízos de valor. A política está subjacente, no modo desapaixonado como se comportavam e aceitavam. E no temor. Ao longo da narrativa as interjeições vão aumentando e a política ganha espaço, visibilidade e peso. Assim como Katia se torna mais intensa.
 
Escrita irrepreensível. Nada fora do tom ou excessivo nesta narrativa precisa e cuidada. Sem apelo nem agravo é um romance belo e de rara sensibilidade. As divisões ideológicas para existências fragmentadas. Inesquecível Katia.

Autor: Aroa Moreno Durán
Páginas: 132
Editora: Porto Editora
ISBN: 978-972-0-03362-8
Edição: 2020/ Agosto

Sinopse: 
Um romance íntimo e político que narra a vida de uma família de emigrantes espanhóis na Alemanha de Leste, traçando em simultâneo um retrato da Berlim Oriental, uma cidade constantemente alerta, através do olhar de uma rapariga que vai crescendo sob a égide da República Democrática Alemã.
A vida de Katia, as suas opções e a irreversibilidades dos seus atos poderiam ter sido contados de inúmeras maneiras, mas a prosa de Aroa Moreno Durán, brilhante e incisiva, devolve beleza ao peso da História e valeu-lhe o Prémio Ojo Critico de Narrativa 2017.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário