Páginas

domingo, 20 de setembro de 2020

Apneia

 

A minha opinião:

Tinha que ler este romance que sabia ser marcante. Perturbador. Angustiante até, em determinadas passagens por breves frases e capítulos curtos, que tudo fazem sentir com muito sentido. Nada que não soubesse sobre as várias nuances de uma relação abusiva em que o filho é apenas um joguete usado pelo pai contra a mãe que o ama e quer proteger. A mulher que ousou abandoná-lo quando lhe pertencia. A mulher que luta para manter a integridade e a sanidade e perservar o amor que a liga ao filho. 

Avassalador e tão real. Soberbamente bem escrito mas isso eu já sabia. Simples e bela escrita mas para conseguir lidar com a amálgama de emoções que me suscitou tive que o ler em doses homeopáticas numa leitura conjunta com algumas amigas.

Muitas questões para refletir e quase todas muito difíceis e delicadas. A guarda partilhada, sucinta e concisa, na página 350 é uma delas. E ainda... A identidade e a proteção de menores nos tribunais. O fracasso do sistema em dar uma solução ao sofrimento de uma criança caindo nas malhas da manipulação. Os erros e a indiferença. O desespero e o cansanço. Egos e fragilidades. E a depressão não aceite. Um falhanço apenas para os fracos e os burgueses. E por fim, o mal na forma de todos os abusos.

Ao concluir senti um alivio e um desalento enorme. O desfecho foi perfeito. A arte de sobreviver mas a que custo. Um romance de intervenção. Um grito. Uma pedrada no charco. Um romance extraordinário.

Autor: Tânia Ganho
Páginas: 696
Editora: Casa das Letras
ISBN: 9789896608101
Edição: 2020/ julho

Sinopse: 
Quando Adriana ganha finalmente coragem para sair de casa com o filho de cinco anos, pondo fim ao casamento com Alessandro, mal pode imaginar que o marido, incapaz de aceitar o divórcio, tudo fará para a destruir - nem que para isso tenha de destruir o próprio filho.

Apneia é uma viagem ao mundo sórdido da violência conjugal e parental, através de um labirinto negro em que os limites da resistência psicológica são postos à prova, ameaçando desabar a qualquer instante, e dos meandros tortuosos de uma Justiça por vezes incompreensível, desumana e desfasada da realidade.

Escrito com uma sobriedade e frieza inquietantes, Apneia é um romance intenso, absorvente e perturbador, que ilustra com uma autenticidade desarmante o estado de guerra em que vivem milhares de famílias estilhaçadas, e com o qual, inevitavelmente, muitos leitores se vão identificar, encontrando nestas páginas ecos da sua própria experiência.

Sem comentários:

Enviar um comentário